Reunindo gestores públicos, secretários municipais e agentes de desenvolvimento, o Sebrae Alagoas promoveu nesta segunda-feira (18), mais uma edição do Seminário Transformar Juntos Alagoas. O evento, realizado no Hotel Jatiúca, abordou temas como inovação na gestão pública e simplificação de processos, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável.
A programação incluiu debates sobre a implementação de tecnologias emergentes, a criação de políticas públicas eficientes e a simplificação de processos, contando com especialistas com ampla experiência em instituições públicas e privadas.
“O trabalho que estamos fazendo no nível macro, com o desenho de políticas públicas e da Lei de Inovação, nos permite enxergar os desafios da simplificação como uma grande oportunidade para inovar. É o momento de refletirmos sobre como simplificar a vida do empreendedor e do cidadão, transformando Alagoas de forma coletiva”, destacou Vinícius Lages, diretor superintendente do Sebrae Alagoas.
Com experiência como prefeita por três mandatos do município de Mar Vermelho, interior de Alagoas, Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, reforçou o papel de uma equipe técnica qualificada na promoção de inovações nos municípios. “Falar de gestão pública e garantir sua continuidade não é uma tarefa fácil. O Sebrae tem trabalhado com propriedade nesse campo, e durante meu período como prefeita, foi um parceiro fundamental para transformar minha gestão”, enfatizou.
Representando o Sebrae Nacional, Helena Rego, analista de Desenvolvimento Territorial, esteve presente na abertura do evento. “Lá em Brasília conseguimos estimular, fazer eventos, trazendo atores e cases do Brasil todo para falar sobre gestão pública, mas onde a coisa efetivamente acontece é no município. É uma grande satisfação trazer a política pública federal para a ponta, onde a vida acontece de fato”, comentou.
Debates e Temáticas
A manhã foi marcada por dois paineis principais. O primeiro abordou o fortalecimento do empreendedorismo e o apoio aos pequenos negócios por meio da inovação, com a participação de Joana Portela, secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife; André Agra, especialista em inovação na gestão pública e cidades inteligentes; e Écio Costa, professor de Economia da UFPE.
Já o segundo painel discutiu transformação digital, empregabilidade e empreendedorismo, focando em um ambiente de negócios simplificado e seguro. Entre os participantes estavam Antônio José Veras, secretário da Receita de São José de Ribamar/MA; Carina Castro, subsecretária de Regulação e Ambiente de Negócios do Rio de Janeiro/RJ; e Carlos Feitosa da Silva, secretário da Fazenda de Nossa Senhora do Socorro/SE.
“Com o movimento global em torno da inovação, não poderíamos deixar de abordar como ela impacta a gestão pública e transforma o ambiente de negócios. Convidamos especialistas para mostrar que inovação não é apenas sobre grandes tecnologias, mas também sobre a simplificação de processos, como a redução de tributos e a aplicação prática da Lei de Liberdade Econômica”, explicou Camila Nascimento, analista do Sebrae Alagoas.
Durante a tarde, quatro salas temáticas discutiram questões práticas, como Serviços de Inspeção e Licenciamento Ambiental via Consórcios; Vigilância Sanitária com Boas Práticas de Simplificação; Tributos Municipais e Inovação na Gestão Pública.O encerramento ficou por conta da palestra “De pessoa para pessoa: Empatia para servir”, ministrada por Priscila Fireman, psicóloga e consultora em gestão pública.
“Mesmo falando de inovação e tecnologia, não podemos esquecer que são as pessoas que operam tudo isso. Por essa razão, decidimos fechar o evento com um tema voltado à empatia, essencial para que a tecnologia seja aplicada de forma eficaz”, concluiu a analista Camila Nascimento.