ASN AL
Compartilhe

Sebrae abre as portas para inovação durante a edição do Summit 2023 

Evento conectou o público com pequenos negócios, especialistas e influenciadores
Por Guilherme Lamenha - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

A sede do Sebrae, em Maceió, recebeu mais de 1.200 pessoas neste sábado (21), para a edição de 2023 do Summit, um dos maiores eventos de inovação, tendências de mercado e empreendedorismo de Alagoas. Com uma vasta programação que ocupou todos os espaços da instituição, o encontro contou com palestras, oficinas, painéis de discussão, exposição, mentoria, praça de alimentação e entretenimento.

“Queremos mostrar que inovação não é só tecnologia, envolve processos, gestão e, principalmente, mentalidade. O empreendedor que deseja inovar precisa estar atento para saber captar os sinais, que na maioria das vezes vem do próprio cliente. Por isso é preciso estar preparado para os desafios que envolvem as mudanças”, afirma Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas.

No palco principal, o Espaço Inovar teve lotação máxima o dia inteiro, com palestras sobre como a Inteligência Artificial vem mudando a realidade dos negócios e a relação entre Empreendedorismo e Impacto Social, com o case da plataforma Razões para Acreditar. A parte da manhã foi encerrada pela influenciadora Mila Costa, que reuniu uma das maiores audiências do evento.

Ela falou sobre a transição de carreira, de advogada e concurseira para celebridade das redes sociais e deu dicas para quem deseja encarar essa profissão. “Primeiro as pessoas têm que entender que é um trabalho, ou seja, é preciso manter a constância das postagens, buscar originalidade nas narrativas e, principalmente, abraçar o seu público, entender onde está a audiência”, diz.

Na parte da tarde, Marc Tawil abriu o ciclo de palestras falando sobre Inteligência Artificial, Consumo, Trabalho e o Futuro da Comunicação. Segundo ele, a inovação não é um processo exclusivo dos jovens ou das startups. “É preciso entender que tanto a resistência quanto o espírito inovador estão nas pessoas. A cultura disruptiva vem da liderança e não do tamanho da empresa”, atesta.

A questão da “avatarização” na comunicação foi tema de Ney Neto, que apresentou a empresa Biobots, responsável pelos avatares, as personas digitais, de celebridades como Sabrina Sato e Deborah Secco. A tarde foi encerrada com a palestra da influenciadora Thaynara OG, com auditório lotado e muitos seguidores tentando garantir uma foto com a maranhense.

“O convite do Sebrae é muito especial, porque abre a possibilidade de falar diretamente com os empreendedores. Quando a gente compartilha a própria trajetória tem mais chance de gerar identificação. Hoje me vejo totalmente envolvida com a economia criativa e com os negócios de impacto social. Precisamos ter propósito, é isso que explica o sucesso de uma carreira como influenciador: o conteúdo precisa fazer a diferença na vida das pessoas”, opina.

Além das palestras no auditório, o Espaço Conectar trouxe temas como: O que é Creator Economy?, com Ana Paula Passarelli; Processo criativo na produção de conteúdo, com Leticia Imai; Posicionamento e Estratégia de Marca, com Guilherme Sebastiany; Marketing de Relacionamento, com Isa Souza; Growth: os segredos do crescimento; com Felipe Siqueira e Como Criar Conteúdo em Vídeo, com o alagoano Gabriel Dantas, o Mr. Polado.

O evento contou ainda com o Espaço Impactar, com palestras e rodas de conversa com especialistas como Júlio Ledo, Rafael Gregório, Thaynar, Evandro Temperini, Gustavo Fuga, Matheus Cardoso e Mayris Nascimento. “O objetivo da nossa curadoria foi trazer casos de sucesso e a experiência de pessoas que atuam com negócios de impacto social e ambiental. O interesse do público, que lotou a sala durante todo o sábado, mostra que as pessoas estão antenadas sobre a importância do tema”, afirma Ana Sandes, analista do Sebrae.

O Sebrae Summit 2023 contou ainda com atividades no Espaço Encantar, Espaço Criar, Espaço Praticar, Espaço Inova Virtual 360º, Espaço Descompressão e Espaço Sebrae na Rua. “O evento é um grande sucesso porque oferece muitas opções aos visitantes, desde as palestras, também transmitidas pelo telão da Praça da Alimentação, até as atividades práticas, como uma parede de escalada no meio da rua”, diz Laisa Badue, gerente do Sebrae.