ASN AL
Compartilhe

Prêmio Educador Transformador homenageia professores com projetos inovadores

Iniciativa do Sebrae Alagoas dissemina boas ideias que vão além do ensino tradicional
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Se a educação já é transformadora, a educação aliada à inovação pode ser ainda mais. Para promover ações criativas e valorizar os profissionais, o Sebrae Alagoas prestigiou, nesta quarta-feira (15), os 15 professores finalistas das 05 categorias do Prêmio Educador Transformador.

As categorias premiadas foram divididas em Ensino Fundamental – anos iniciais; Ensino Fundamental – anos finais; Ensino Médio; Educação Profissional; EJA – Educação Superior. O objetivo do prêmio é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, com foco na Educação Empreendedora.

Na abertura do evento, o diretor-superintendente do Sebrae, Vinicius Lages, ressaltou que nenhum país do mundo conseguiu se transformar sem ter estruturado sua educação. “Só a valorização do ensino é capaz de inserir os indivíduos nesse mundo que exige cada vez mais um processo contínuo de aprendizagem. A missão hoje é transformar a própria educação. O destaque desse prêmio é chamar a atenção para as realidades locais, é pensar o empreendedorismo não de forma abstrata, mas com inovações práticas que mudam a vida das pessoas”, afirma.

Segundo o diretor-técnico da instituição, Keylle Lima, a educação faz parte do empreendedorismo e o professor integra o processo de transformação da economia. “Quando o professor compreende o empreender como processo de transformação, ele também participa do desenvolvimento e do crescimento da localidade, do país, do estado e dos municípios”, destaca.

Entre os vencedores estaduais, Alagoas emplacou dois projetos na etapa regional Nordeste: o 2º Lugar na categoria Ensino Fundamental Anos Finais foi do município de Limoeiro de Anadia, com o Projeto Touchbraille, do professor Leandro Freitas dos Santos. E o 3º lugar categoria Ensino Médio, de Passo de Camaragibe, com o Festival F.E.R.V.A. – Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes, do professor Bruno Alves da Silva Vasconcelos.

O Projeto Touchbraille nasceu para minimizar o capacitismo e dar acessibilidade aos alunos com deficiência visual, que queriam aprender a tocar instrumentos musicais. “O aluno lê as partituras com os pés e fica com as mãos livres para tocar com as mãos. Hoje são cerca de 10 crianças beneficiadas com a técnica. Ser reconhecido é dar luz a vários outros alunos, é mostrar para o mundo que outras pessoas também podem”, explicou o professor Leandro Freitas que já está levando o projeto para outros municípios.

Já o F.E.R.V.A. surgiu em abril de 2023 como uma resposta às ameaças de ataques em escolas brasileiras, focando na produção artística e no talento estudantil. O professor Bruno explicou que o Festival foi além dos muros da escola e levou apresentações artísticas para comunidade. “É tão bom ser reconhecido, a gente encontra muitas dificuldades no nosso dia a dia, dificuldades também dentro da realidade de cada estudante que muitas vezes tem uma vida com negligências familiares. Saber que o que fizemos é algo importante é o maior prêmio”, destacou o professor Bruno Vasconcelos.

O Prêmio Educador Transformador, resultado da parceria entre o Sebrae, o Bett Brasil e o Instituto Significare, visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores em todo o país. Ao reconhecer e premiar os profissionais que se destacam nessa área, o prêmio inspira outros educadores a seguirem o mesmo caminho, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade da educação em todo o país.

Os profissionais são inspirados a disseminar iniciativas que vão além do ensino tradicional, incentivando a criatividade, o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras essenciais para o sucesso pessoal e profissional.

Premiados

Na categoria Ensino Fundamental / Anos Iniciais, o primeiro lugar ficou com o projeto “Robótica do Bem: Transformando Ideias em Ações Sustentáveis”, da Barra de São Miguel. Comandado pelo professor Charles Quirino da Silva, o projeto faz uma fusão de tecnologia e consciência ambiental.

Já na categoria Ensino Fundamental / Anos Finais o vencedor é o projeto “TouchBraille”, do professor Leandro Freitas dos Santos de Limoeiro de Anadia. O professor Bruno Alves da Silva Vasconcelos, de Passo de Camaragibe, ficou no primeiro lugar na categoria Ensino Médio, com o projeto “F.E.R.V.A. – Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes”, que celebra a arte e a expressão estudantil.

Em Penedo também teve educadora vencedora, a professora Elisangela Costa Santos com o projeto “Quilibras”, na categoria Educação Profissional. Na categoria EJA, de Messias, temos o projeto “Marketing Digital na Educação de Jovens e Adultos”, conectando gerações ao mundo digital! Conduzido pelo professor Marbyo José da Silva!

A primeira posição na categoria Educação Superior é do projeto “Tecnologias Web para Negócios”, navegando na vanguarda da educação e tecnologia, sob a direção da professora Tacyana Batista, da capital alagoana.

Para Silvia Chamusca, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas, o projeto muda realidades e destaca a importância do reconhecimento desses professores. “Estamos aqui celebrando, porque a etapa estadual já aconteceu de forma online. Este ano o Prêmio foi realizado diretamente pelo nacional para os professores que se inscreveram, mas como entendemos que era importante esse reconhecimento, essa é uma celebração”, resume.