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Gamificação pode impulsionar empreendedorismo em pequenos negócios e fortalecer a cultura empresarial

A prática consiste em aplicar elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos
Por Débora Muniz
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A gamificação, ou gamification, é um conceito que vem ganhando destaque no mundo dos negócios, especialmente entre pequenos empreendedores que buscam novas formas de engajar funcionários e clientes. Gamificação é a aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, com o objetivo de aumentar o engajamento, motivação e solução de problemas.

Segundo João Zaggia, co-fundador da Triunica Gamification, e especialista no assunto, a gamificação transporta a experiência de jogos para um ambiente que não é necessariamente de jogo. “Podemos aprender de uma forma divertida, mas sem deixar de ser sério. Porque falar de valores, por exemplo, é super importante para transformar o comportamento”, destacou Zaggia.

A prática pode transformar atividades rotineiras e tarefas aparentemente monótonas em experiências divertidas e desafiadoras, promovendo maior envolvimento e produtividade. Para pequenos empreendedores, a gamificação pode oferecer várias vantagens, como, por exemplo, ser uma ferramenta para engajar clientes.

Além disso, a gamificação pode melhorar a produtividade dos funcionários. Ao transformar metas de vendas ou tarefas diárias em desafios divertidos, os funcionários se sentem mais motivados e empenhados em alcançar seus objetivos. Isso pode ser feito através de sistemas de pontos, recompensas e reconhecimento, que incentivam a competição saudável e a colaboração entre a equipe.

Outro ponto que a gamificação pode fortalecer dentro da empresa é a cultura empresarial. Um exemplo é a utilização de jogos corporativos para promover valores e comportamentos desejados dentro da empresa. Jogos que incentivam a colaboração, a inovação e o respeito às normas podem ser usados em treinamentos e reuniões, ajudando a alinhar a equipe em torno de objetivos comuns.

Outra forma de usar a gamificação para fortalecer a cultura empresarial é através de feedback contínuo e reconhecimento. Sistemas de gamificação podem incluir rankings, medalhas e prêmios para os funcionários que se destacam, promovendo um ambiente de trabalho positivo e motivador. Isso não só aumenta a satisfação e a retenção de funcionários, mas também cria uma cultura de mérito e reconhecimento.

Andressa Pinheiro, fundadora da Triunica Gamification, todo conteúdo pode ser gamificado, desde que a cultura da empresa permita. “Jogar para aprender, uma ludicidade séria. Basicamente nós utilizamos elementos e mecânicas de jogos, que já são muito familiarizadas com as pessoas e vamos colocar conteúdo técnico e comportamental com um jogo é personalizado para aquela cultura e para aquela forma da empresa”, destacou.

A psicóloga, consultora e palestrante da Triunica Gamification, Andrea Krug, explicou que para a gamificação funcionar, as pessoas precisam estar em um ambiente sério e seguro para o aprendizado, através de conteúdo. “Tem elementos de competição, metas e métricas, mas também tem “cooperação” – neologismo que une competição e cooperação -, que é como funciona o ambiente de uma empresa. Porque jamais a gente quer que uma área vença e as demais não entreguem resultados”, destacou.

Sebrae Alagoas utiliza da gamificação para fortalecer a cultura da empresa

Com o objetivo de disseminar os valores que representam a empresa e seus colaboradores, o Sebrae Alagoas promoveu o evento interno “Jeito de Ser”, nesta sexta-feira, dia 12, no hotel Jatiúca. Através da gamificação, a empresa especializada TRIunica Gamification trouxe para os colaboradores do Sebrae atividades dinâmicas e integrativas promovendo e reflexão.

A ação estratégica é fundamental para reforçar a cultura organizacional da instituição, deixando claro como as ações de cada colaborador impactam nos resultados da empresa e na vida dos clientes do Sebrae. Através da gamificação, a finalidade é aproximar as pessoas, possibilitando conexões mais significativas e eficazes, no presencial ou digital.

“Esse evento teve como objetivo disseminar e fortalecer a cultura do Sebrae junto aos colaboradores, principalmente voltado para a parte dos valores. A intenção é que a gente consiga fazer com que os colaboradores internalizem melhor os nossos princípios e tragam isso para o seu dia a dia. De forma que todos fiquem alinhados nos posicionamentos, atitudes e com o que o Sebrae traz em sua cultura.” afirma Sonilany Feliciano, trainee de recursos humanos do Sebrae.

Os valores estão intrinsecamente ligados às atividades diárias. Segundo Sonilany, incentivar a colaboração e o compromisso motiva os funcionários a se tornarem promotores e defensores desses valores, assegurando um ambiente de trabalho saudável e alinhado com a cultura do Sebrae. Ao tratar de um assunto sério, com um game, um jogo de tabuleiro, a ideia é facilitar a compreensão e a prática desses valores.

“No jogo de tabuleiro, a cada rodada pegamos um cartão e jogamos os dados, os jogadores vão rodando as casas e cada casa vai pedir alguma ação. É uma forma dinâmica de tratarmos o que queremos passar, porém, de uma forma legal, lúdica, divertida, para que as pessoas possam se divertir e, ao mesmo tempo, vão aprender e conhecer melhor a cultura moral do Sebrae.” completa a trainee.

Um ambiente saudável dentro de uma organização é construído com base na confiança, liberdade de expressão respeitosa, cultura da verdade, comunicação não-violenta, atitudes pró ativas e colaborativas, respeito integral à diversidade e amizade.

Segundo Sandro Morais, técnico de informação do Sebrae, destacou que o evento está conscientizando de uma forma leve sobre a importância do diálogo, da divergência salutar e do respeito à diferença de ideias.

“A gente sempre acredita que o ambiente saudável não tem divergência, mas a gente está aprendendo hoje que é saudável ter divergência, porque eu preciso respeitar o ponto de vista do outro, o outro precisa respeitar o meu e às vezes a melhor maneira de fazer determinada coisa não é a minha, não é do jeito da maneira da outra pessoa, às vezes existe uma terceira maneira e a gente só vai descobrir dialogando”, afirmou Sandro.

O Jeito de Ser fortaleceu a cultura organizacional e garantiu que todos os colaboradores estejam alinhados com os princípios que regem o Sebrae, para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Linda Almeida, da unidade de Arapiraca, destacou que a presença de todos que compõem o Sebrae, inclusive os terceirizados, foi determinante para o sucesso do evento e vai garantir um alinhamento de ideias.

“Estão todos compartilhando os mesmos assuntos, as mesmas ideias, os mesmos conceitos. Isso vai nos alinhar e eu acredito que as coisas vão andar bem melhor.”, explicou Linda e também a surpresa de participar de um jogo com propósito. “Todo mundo estava achando que ia ter dinâmica infantil. Mas acabou sendo uma dinâmica que mexeu com a gente e deixou a gente atento. Foi muito proveitoso mesmo. Eu amei”, completou Linda.

Andrea Krug, psicóloga, consultora e palestrante da Triunica Gamification, fez um paralelo ao aviso do avião: “em caso de despressurização coloque a máscara primeiro em você para depois ajudar o outro”, assim seria a gamificação para fortalecimento da cultura empresarial. “Se a gente não está alinhado internamente, como é que a gente vai externalizar para quem é de fora. Então, é disso que a gente está falando, da identidade do Sebrae, do alinhamento de todo mundo em relação aquilo que é desejado, quanto comportamento, quanto atitude”, afirmou Andrea.

Para a Paula Correia, da Unidade de Administração e Suprimentos, a gamificação gerou engajamento de todos. “Foi uma forma muito bacana de falar sobre valores, pois o conteúdo foi repassado e internalizado sem ficar cansativo. E outra coisa também bem legal é a interação com os nossos colegas, que normalmente nós não temos contato pessoalmente”, destacou.