A busca por soluções inovadoras que gerem perspectivas de crescimento e aprimoramento no mercado tem pautado boa parte das empresas que participam do Programa Empreender, e agora elas também estão tendo a oportunidade de compor o Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI).
O Empreender já indicou para participação no ALI – em Coruripe, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Maceió – aproximadamente 40 empresas de diversos setores da economia alagoana. São negócios que seguem os portes orientados pelo programa, entre microempresas e empresas de pequeno porte.
Em geral, as empresas selecionadas pelo Programa Empreender possuem significativo grau de amadurecimento e vislumbram a oportunidade de crescimento da empresa através da inovação.
A analista do Sebrae Alagoas, Pauline Reis, revela que, em geral, os empresários apontam gargalos na área financeira da empresa, em relação principalmente à formação de preço e ao fluxo de caixa.
“Em seguida, são pontuadas dores nos processos de vendas, seja no aspecto de marketing digital, estratégias de abordagem, promoção e retenção de clientes, dentre outras. Somam-se a estas questões a gestão de pessoas, o desenvolvimento do potencial empreendedor do funcionário e o clima organizacional”, destaca.
“É crucial que as empresas busquem soluções inovadoras. Tais iniciativas são alinhadas às necessidades das empresas com base nas dores identificadas durante o diagnóstico. Com isso, o ALI age diretamente nos pontos críticos do negócio, sendo assertivo na proposição das resoluções”, completa ela.
O Programa ALI contempla dezenas de setores da economia local: automotivo, cafeterias, marcenaria, moda, pet, eventos, gastronomia, óticas, mecânica, restaurante, farmácia, confeitaria, salão de beleza e escolas são alguns deles.
Experiência
Delane Lima é uma das empreendedoras que participa do ALI por meio do Empreender. Ela é diretora de escola e participou do seu primeiro encontro do programa já na semana passada.
“Foi muito proveitoso. Ele [o consultor do Sebrae] fez um questionário e à medida que ia redigindo as perguntas eu ia respondendo e fazendo as minhas explanações, colocando as minhas dores e as impressões. Tudo sendo registrado. No próximo encontro, na semana que vem, eu vou participar juntamente com outra pessoa da escola, para que a gente possa destrinchar o que nós precisamos fazer de fato”, revela.
“Eu estou muito animada, muito esperançosa porque não é fácil ser empresário no nosso estado, um dos mais desiguais do país. Mas a gente quer inovar, e aí nós nos deparamos com vários gargalos nessa jornada”, completa.
Existem três formas para se inscrever no Programa ALI: preenchendo o formulário neste link, acessar esta página ou ainda pelo WhatsApp (82) 98104-9681. As vagas são limitadas.

