A discussão sobre a indústria de games foi um dos momentos mais concorridos na Arena Inovação, no segundo dia do Alagoas Summit 2025, na última sexta (6). O painel debateu as oportunidades e os desafios para quem deseja empreender no setor, que está em expansão no Brasil e no mundo.
Rodrigo Terra, diretor da Abragames; Filipe Pereira, empresário do Estúdio Aoca; Marcelo Freitas e João Guilherme, da Playbor Games; e Eúde Amor, gestor de Games do Sebrae Nacional, traçaram um panorama da janela de oportunidades no segmento, destacando a participação de 52 empresas, apoiadas pelo Sebrae, que conseguiram captar mais de R$ 7 milhões na rodada de negócios na última edição da GamesCom, uma das maiores feiras de games do mundo.
Um dos fatores que contribuíram para isso, de acordo com Filipe Pereira, foi a mudança de postura entre os estúdios de criação de games. “A gente não vê mais o outro estúdio como concorrente. Pelo contrário, a gente hoje sabe que ele pode ser o nosso próximo parceiro de negócio”, declarou.

Para o estudante Rodrigo Feitosa, de 19 anos, o painel serviu como um incentivo a mais para investir na carreira de desenvolvedor de games. “Como é uma área muito nova, ainda existe muita desconfiança no futuro. Mas depois de hoje me sinto mais confiante em seguir com o meu propósito, mesmo que algumas pessoas não entendam que, diferente de muitas outras áreas, o mercado de games está em expansão”, disse.
Embora o Alagoas Summit tenha chegado ao fim, a discussão sobre o mercado de games continuou em destaque. Na Arena Inovação, aconteceu o primeiro evento presencial da Jornada Starter — uma iniciativa do programa Sebrae Games que visa capacitar novos empreendedores e profissionais do setor. Ao final dessa primeira fase, dez projetos serão selecionados para um processo de pré-aceleração.
Inovação e transformação cultural em destaque
A Arena Inovação mais uma vez emocionou os participantes com as inspiradoras histórias de startups que superaram desafios, como a Nosso Mangue, apresentada pela CEO Mayris Nascimento, que mostrou como a iniciativa, que promove atividades como rotas turísticas em áreas de mangue, se tornou uma política pública dedicada à preservação e conservação do bioma, garantindo vários prêmios e que está buscando reconhecimento da Unesco.
O paineis ELI Summit, Meet Assespro e Inovação na Indústria com Senai trouxeram discussões relevantes sobre inovação, desenvolvimento de projetos de desenvolvimento no interior do Estado e ecossistemas de startups, além de trazer as experiências dos debatedores, que falaram dos obstáculos e de como conseguiram superá-los para desenvolver seus negócios.
O encerramento da Arena Inovação foi em grande estilo, com a palestra “IA para Redes Sociais”, ministrada por Rapha Falcão, o sertanejo de Santana do Ipanema, que se tornou uma das maiores referências do país em marketing digital. O palestrante compartilhou informações valiosas sobre como a inteligência artificial está transformando a criação de conteúdo e influenciando as redes sociais, além de explicar estratégias que podem ser aplicadas para melhorar a popularidade nas redes sociais e convertê-las em vendas.
“Eu já acompanho o Rapha Falcão há algum tempo, então estava ansiosa por essa palestra. Aprendi muita coisa, anotei na agenda e gravei parte da apresentação. Ele deu muitas dicas de como alavancar as redes sociais. Estou ansiosa para começar a colocar em prática”, destacou a artesã Suzane Vieira.


