ASN AL Atualização
Compartilhe

Agentes Locais de Inovação constroem ponte e trocam experiências

Atividades práticas, painéis e palestras marcaram primeira edição do ALI Experience que reuniu integrantes do ecossistema de inovação em Alagoas
Por Guilherme Lamenha e Kelmenn Freitas
ASN AL Atualização
Compartilhe

Os participantes do programa de Agentes Locais de Inovação do Sebrae Alagoas, reunidos em Maceió nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, construíram, literalmente, uma ponte dentro de um dos auditórios do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. A atividade fez parte da dinâmica Coral Banks aplicada pela empresa Eagles Flight Brasil. Os participantes testaram suas habilidades de trabalho em equipe ao enfrentar o desafio de construir uma estrutura no formato de ponte, lidando com todos os problemas de impacto socioambiental em um projeto desse porte.

O primeiro ALI Experience reuniu os agentes locais de inovação numa imersão que contou também com integrantes do ecossistema de inovação, parceiros institucionais e estudantes universitários, que integram o projeto de Educação Empreendedora, já que são potenciais candidatos a serem ALIs no futuro.

“Todos que estão aqui contribuíram ou vão passar a contribuir com esse programa que já virou referência em Alagoas, nos seus diferentes formatos. É uma oportunidade única de efetivar mudanças nos pequenos negócios, com foco na inovação e na transformação digital”, resumiu a gerente de Soluções e Inovações, Liza Bádue, durante a abertura oficial do evento na última quinta-feira.

A solenidade contou ainda com a presença do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, que saudou os presentes e reafirmou o compromisso da instituição com os agentes locais de inovação. “Os empreendedores estejam no campo ou na cidade podem contar com essa importante contribuição do Sebrae para mudar seus processos e investir na inovação, algo que nem sempre está associado à tecnologia, como muitos imaginam. Nossos agentes fazem a diferença na vida dos empresários alagoanos e provocam o impacto necessário para uma gestão da mudança, apostando no crescimento dos pequenos negócios”, afirma.

O evento contou com uma programação dinâmica, com palestras, painéis e atividades práticas para aprofundar o conhecimento e fortalecer as habilidades dos participantes. O primeiro dia contou com painéis abordando temas como produtividade, transformação digital, Educação Empreendedora e produção rural, todos relacionados às cinco modalidades do ALI em Alagoas, além de muito networking.

No segundo dia, além da dinâmica Coral Banks e sua ponte colaborativa, a tarda da sexta-feira contou com as palestras de Silvio Meira, Sandro Magaldi e Raphael Falcão. “A construção da ponte foi um trabalho coletivo e seu processamento focou na questão da pró-atividade do trabalho em equipe e da tomada de decisão. O professor Silvio tratou dos processos de inovação, das perspectivas futuras, assim como o Sandro Magaldi que trouxe uma abordagem realista do nosso atual momento. Já o Raphael Falcão falou sobre ferramentas de marketing digital”, resumiu Vitor Pereira, analista do Sebrae e um dos organizadores do ALI Experience.

Para o agente de inovação, Armelino Neto, o evento foi uma combinação entre atividades práticas e conteúdos ricos para quem atua na ponta, atendendo aos empreendedores. “São momentos assim que inspiram e contribuem para experiências valiosas”, diz Armelino.

O ALI Experience destacou a importância do programa de Agentes Locais de Inovação para o Sebrae, que está completando 15 anos no Brasil. Foi uma oportunidade também de salientar o legado que o programa deixa para o cliente final, seja o empresário da cidade, o produtor rural ou o estudante das escolas que aplicam a Educação Empreendedora.