ASN AL Atualização
Compartilhe

Seminário Alagoas Mais Simples será realizado nesta quarta-feira

Evento terá palestras, debates e painéis com experiências bem-sucedidas de desburocratização e eficiência do poder público
Por Fábio Costa - Savannah Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

O Sebrae Alagoas realiza nesta quarta-feira (5), a partir das 8h30, no hotel Ritz Lagoa da Anta, o Seminário Alagoas Mais Simples, que tem por objetivo debater questões relacionadas às medidas de simplificação dos processos de abertura, alteração de empresas, bem como a modernização na oferta de serviços públicos para melhoria do ambiente dos pequenos negócios. Essas discussões acontecerão com os parceiros da chamada Redesimples, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

O público do evento são os prefeitos, secretários de Estado, secretários municipais de Finanças, Meio Ambiente, Posturas Urbanas e Desenvolvimento; coordenadores de Vigilância Sanitária; administradores do Portal Facilita; agentes de Desenvolvimento e Representantes de Sala do Empreendedor; e representantes de instituições financeiras.

“O Seminário Alagoas Mais Simples é um momento de debates, palestras e experiências através de painéis com as casos bem-sucedidos de desburocratização e eficiência do poder público. Uma oportunidade de se conectar aos principais parceiros de governo e da iniciativa privada para a implantação de políticas de simplificação, desburocratização e fomento ao empreendedorismo”, explica a analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Camila Nascimento.

As instituições parceiras que formam a Redesimples, são as seguintes: AMA, Adeal, IMA, Vigilância Sanitária, Junta Comercial, Receita Federal e Conselho Regional de Contabilidade. Essas entidades estarão representadas entre o público esperado para o evento.

-

Programação

Após a abertura institucional do evento, será realizado o painel “Simplificação na abertura e licenciamento de empresas – Histórico das regulamentações e contribuição ao desenvolvimento dos Estados”, ministrado por Amanda Mesquita, do Ministério da Economia, seguido da apresentação do case de sucesso da prefeitura de Rio Grande (RS).

O segundo painel, às 10h15, terá como tema “Como impulsionar o desenvolvimento dos municípios com o MEI – Programa do Microempreendedor Individual”, com Fábio Silva, do Ministério da Economia. Nesse painel, o secretário de Economia da prefeitura de Maceió, João Felipe Borges, apresentará o case de sucesso do município.

Em seguida será realizado o painel “Inovação e Tecnologia no Setor Público – Iniciativas para ampliar conexões para melhoria da prestação de serviços públicos”, com Fernando Rabelo, do BraziLAB. Será apresentado o case de sucesso da cidade de Americana (SP), que desenvolve o projeto “Americana Inteligente”.

Das 14h às 17h, haverá quatro salas temáticas. A primeira abordará Licenciamento Ambiental, com a participação da assessora da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Amanda Irie. A segunda sala terá como tema “Capacitação Portal Facilita Alagoas – Juceal, com a participação de Edmundo Lins, da Junta Comercial de Alagoas.

A terceira sala temática abordará o Serviço de Inspeção Consorciado e Selo Arte e contará com a presença de Rafael Rezende, coordenador do Serviço de Inspeção do Consórcio Cointa, do Mato Grosso do Sul. A sala temática 4 vai tratar do Licenciamento Sanitário e terá a participação de Ario Bet, coordenador de Descentralização da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, e de Thiago Apolinário, gerente da Vigilância Sanitária de Florianópolis (SC).

  • Alagoas mais simples