ASN AL
Compartilhe

Sebrae reconhece municípios alagoanos destaques no Game Cidade Empreendedora

Foram entregues também os certificados do Selo Sebrae Referência em Atendimento para as Salas do Empreendedor que se destacaram
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Durante todo o ano de 2022, o Sebrae Alagoas atuou em diversos municípios alagoanos com iniciativas para a melhoria do ambiente empresarial nos territórios, entre elas o programa Cidade Empreendedora. Para homenagear o desenvolvimento e conquistas dessas ações, o Sebrae Alagoas realizou no dia 5 de dezembro, em sua sede, em Maceió, a solenidade de reconhecimento dos destaques no programa e das Salas do Empreendedor que receberam o Selo Sebrae Referência em Atendimento.

A cerimônia teve início com a entrega dos certificados às 45 Salas do Empreendedor, que participaram do processo de avaliação para conquistar o Selo Sebrae Referência em Atendimento, que é uma metodologia de avaliação para reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos aos empreendedores locais e serviços prestados pelas salas.

As salas finalistas na Categoria Bronze do Selo Sebrae Referência em Atendimento’ foram as unidades de Limoeiro de Anadia, Pilar e Maceió – Sala do Empreendedor no Maceió Shopping.

Já na Categoria Prata, foram reconhecidas as salas de Arapiraca, de Maceió – salas que ficam localizadas na Semec e no Parque Shopping, de Penedo, de São Miguel dos Campos e de Quebrangulo. A Sala do Empreendedor de Maragogi foi a única que alcançou a Categoria Ouro e irá concorrer ao Selo Diamante, no dia 12/12, pelo Sebrae Nacional.

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, destacou a importância da parceria com o Sebrae para estimular o desenvolvimento do empreendedorismo no município. “Gostaria de dedicar esse prêmio ao esforço, trabalho e determinação dos que fazem a nossa Sala do Empreendedor. É uma grata surpresa ver que temos prefeitos que implantaram a sala em seus municípios, com destaque no Nordeste e no Brasil. Isso é prova de que os prefeitos têm acreditado na mensagem que o Sebrae tem comunicado de forma permanente. São vários os projetos em que o Sebrae nos auxilia em Maragogi. Nos esforçamos muito para ser uma cidade empreendedora, principalmente, por meio do empreendedorismo com a educação, com a agricultura, com o trabalho”, frisou.

A gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, destacou que Alagoas está entre os estados brasileiros que mais receberam inscrições de Salas do Empreendedor nessa ação, ficando em 1º no Nordeste, sobretudo de forma proporcional ao número de empresas atendidas no estado.

“Gostaria de agradecer a todos pelo empenho de acreditar nas pequenas empresas. Os nossos municípios e o nosso estado podem se transformar gerando emprego e renda a partir dos pequenos negócios. Gostaria de parabenizar todos que participaram, porque só isso já traz mudanças no município. Quem sai realmente vencedor é o nosso estado de Alagoas. Projetos como esses ajudam a transformar os nossos municípios gerando emprego, renda e garantindo qualidade de vida para as comunidades. Ano que vem tem mais”, finaliza Renata.

Concorreram as seguintes Salas do Empreendedor: Água Branca, Arapiraca, Barra de São Miguel, Batalha, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Ibateguara, Inhapi, Jaramataia, Jequiá da Praia, Limoeiro de Anadia, Luziápolis, Maceió (Benedito Bentes, Cruz das Almas, Mangabeiras, Centro), Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Messias, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Quebrangulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Game Cidade Empreendedora 

Também foram reconhecidos os municípios que se destacaram no Game Cidade Empreendedora, nos seguintes eixos estruturantes: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Agricultura Familiar, Turismo e Economia Criativa, Industria e Comércio, Inovação e Sustentabilidade.

O município de Delmiro Gouveia foi o grande destaque dessa premiação, sendo reconhecido nos eixos Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Agricultura Familiar, Indústria e Comércio e Empreendedorismo na Escola. O eixo empreendedorismo na Escola também teve como vencedor o município de Campo Alegre. Já no eixo Sala do Empreendedor, o município reconhecido foi São Miguel dos Campos. Limoeiro de Anadia foi destaque no Compras Governamentais. Por fim, o município de Piranhas se destacou no eixo Turismo e Economia Criativa.

Ao final do evento, foram premiadas as três primeiras cidades que se destacaram no Game Cidades Empreendedoras no ano de 2022. Em 3º lugar, ficou Santana do Ipanema. Em 2º Lugar, São Miguel dos Campos. O município vencedor foi Delmiro Gouveia, representado pelo secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Felipe Eduardo.

“Este é um momento muito importante para nós. Foi um ano de muito trabalho. Só tenho a agradecer aos nossos amigos secretários e a Delmiro Gouveia, a cidade do pioneiro, enraizada com esse senso de empreendedorismo onde o nosso Delmiro Augusto da Cruz Gouveia fundou lá na Lapinha, no Sertão, a segunda usina hidroelétrica do Brasil e a segunda do Nordeste. Orgulhosamente, recebemos esse prêmio da equipe do Sebrae, a quem gostaria de parabenizar. A gestão pública existe para ajudar e facilitar a vida das pessoas”, concluiu.

Programa Cidade Empreendedora 

Desde 2019, o Sebrae Alagoas, em parceria com os municípios, vem atuando de forma estratégica apor meio do programa, associando uma dinâmica de atendimento baseado no aspecto sistêmico a fim de trazer resultados mais efetivos para os municípios atendidos.

O Cidade Empreendedora é um programa de desenvolvimento econômico local, com ações de políticas públicas, que são desenvolvidos de forma colaborativa e sistematizada. Atualmente, a iniciativa está presente em 20 municípios do Estado de Alagoas: Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

  • cidade empreendedora