ASN AL
Compartilhe

Sebrae participa de evento internacional de Mulheres Parlamentares em Maceió

Reunião contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, em ação que integra mobilização para encontro do G20 no Brasil em novembro 
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Autoridades das principais economias do mundo estão em Alagoas para debater a ampliação da participação feminina nas pautas globais do G20, com foco na justiça climática e no combate às desigualdades. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ao lado da diretora do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, estiveram presentes na abertura da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (01), no Centro de Convenções Ruth, em Maceió.

O Brasil assumiu a presidência do P20, pilar parlamentar do G20, em outubro de 2023. Nesse contexto, Maceió foi escolhida para ser a sede da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares, entre os dias 1º e 2 de junho. Na entrada do evento, artesãs alagoanas recepcionaram as autoridades com uma exposição da arte popular regional, que contou com o apoio do Sebrae.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do país. “Nós sabemos que no Brasil, e em praticamente em todos territórios que compreendem o G20, precisamos estabelecer marcos regulatórios. Isso significa ter legislações que garantam o protagonismo do empoderamento das mulheres, principalmente na sua luta econômica”, afirmou Décio Lima.

Na opinião do presidente, o Brasil não pode ficar distante desses acontecimentos porque eles são imprescindíveis para alcançar uma sociedade mais justa e fraterna, com igualdade entre homens e mulheres. “Por isso, esse é um evento muito importante, reunindo parlamentares de todo esse contexto do G20, para que a gente possa unificar o processo de estabelecimento de marcos regulatórios nas casas legislativas dos países que compreendem o grupo”, completa.

Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, as parlamentares dos países-membros do G20, convidados para a reunião e organismos internacionais, debatem os temas prioritários do grupo neste ano, com foco nos impactos para meninas e mulheres, como promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades. Ao todo, mulheres parlamentares de 26 países estão participando do evento, são cerca de 290 autoridades nacionais e internacionais.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que é alagoano e assumiu o comando do P20. A programação conta com sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e o Painel Brasil, sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres.

“Este fórum que congrega os presidentes dos parlamentos dos países do P-20 existe há cerca de dez anos. Esta é, no entanto, a primeira vez que nos reunimos para discutir de maneira exclusiva as questões que impactam diretamente a participação das mulheres na política, na sociedade, nos planos nacional e mundial. A ideia de realizar esta reunião pioneira foi anunciada no discurso que fiz ao receber do Parlamento Indiano, no ano passado, a honrosa incumbência de presidir o P-20 ao longo de 2024”, destacou Arthur, ao relembrar mulheres alagoanas que fizeram história.

Além de todas as deputadas federais e senadoras brasileiras, integram a lista parlamentares de todos os membros do G20, dos demais países convidados para a Cúpula do G20 no Brasil, dos países do Mercosul, dos países de língua portuguesa, bem como presidentes de parlamentos internacionais e altos representantes de organismos internacionais, como ONU e União Interparlamentar.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, destacou a importância do estado receber um evento desse porte e como o empreendedorismo feminino tem grande importância na pauta política e social. “É um momento de extrema importância para nosso estado, recebendo mulheres do mundo inteiro com discussões globais de temas como a sustentabilidade. Nós mulheres queremos participar, construir e ter voz. Alagoas está de parabéns, a presidência da Câmara dos Deputados está de parabéns por ter trazido esse evento”, afirmou Juliana.

Ela também destacou a importância da exposição das artesãs alagoanas durante o encontro. “Muito bom testemunhar a valorização do nosso artesanato, nosso empreendedorismo de mulheres, com o que fazemos de melhor, nossa renda Singeleza, o nosso Filé, as nossas esculturas em barro, enfim nosso estado nos seus quatro cantos representados aqui”, completa.

A deputada estadual por Alagoas, Fátima Canuto, também esteve presente na solenidade e destacou que quanto mais mulheres na política, mais políticas públicas para as mulheres. “Esse é um momento diferente e importantíssimo que vai ficar na história não só de Alagoas, mas do mundo. Aqui serão discutidos assuntos importantes de inclusão, de empreendedorismo feminino, de meio ambiente e a reflexão de todos esses assuntos na vida das mulheres”, afirma.

Ela completa que eventos como esse são importantes para ver como o mundo está se comportando sobre esses assuntos. “Vamos constatar o que estamos fazendo de bom, que eles podem levar de exemplo, e nós também vamos poder aprender com eles pela diversidade de tantos países aqui presentes”, destacou a parlamentar alagoana.

P20

O P20 é um grupo de engajamento do G20 que fortalece a colaboração global para garantir a aplicação dos acordos internacionais, uma vez que os parlamentares têm papel importante na orientação dos governos do bloco.

Também participaram da solenidade a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva; o governador Paulo Dantas, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas e autoridades federais, do estado de Alagoas e da prefeitura de Maceió.

G20 

O G20 ou Grupo dos 20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.

A presidência brasileira do G20 optou por divulgar várias partes do país, promovendo reuniões em diferentes cidades das regiões nacionais. A escolha da bancada feminina da Câmara dos Deputados por Maceió para a primeira reunião de mulheres parlamentares seguiu a mesma lógica.

Baseou-se no fato do destino ter sido anteriormente escolhido como uma das cidades-sede dos eventos do G20 no Brasil e na opção por mostrar o Brasil em toda a sua diversidade, dinamizando regiões usualmente menos favorecidas para esse tipo de evento.

-

-