ASN AL Atualização
Compartilhe

Novo conselho do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento toma posse

Fortalecimento da entidade conta com apoio do Sebrae, Governo do Estado e de outros parceiros institucionais, a fim de fortalecer as regiões
Por Heitor Teles e Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

O Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico dos Municípios de Alagoas (FSDE) se reuniu nesta segunda-feira (2), na sede do Sebrae Alagoas. O encontro reuniu representantes dos municípios, o presidente do CDE do Sebrae Alagoas, Domício Silva; os diretores do Sebrae, Vinicius Lages, Keylle Lima e Juliana Almeida; e a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Alice Beltrão. Durante o encontro, tomaram posse o novo conselho diretor e as coordenações regionais do fórum.

A missão da entidade é discutir, subsidiar e alavancar a implementação de ações estruturantes, com base na cooperação técnica entre municípios alagoanos, de modo a potencializar a formulação e a manutenção de políticas públicas focadas na promoção contínua do desenvolvimento econômico e social do Estado de Alagoas.

Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae Alagoas, comentou sobre o papel do Sebrae no fórum: “Minha pauta sempre foi o desenvolvimento econômico, sempre estive muito voltado para o pequeno negócio e sempre comentei que a gente não tinha um alinhamento para o desenvolvimento econômico do Estado, olhando para os municípios. Sabemos que existem questões políticas locais, faz parte desse processo, mas é importante que nós tenhamos maturidade para deixar essa barreira de lado e focar no cidadão, no desenvolvimento local e territorial e a gente precisa que os municípios estejam muito mais engajados nesse processo junto com o Sebrae”, afirmou.

O diretor-superintendente da instituição, Vinicius Lages, destacou a importância do Sebrae na economia regional. “Eu acredito que as secretarias de desenvolvimento econômico dos municípios podem ser, de fato, um vetor de inclusão, de sustentabilidade e de atração de novos investimentos”, defendeu.

Ao todo, são seis regiões para o Estado de Alagoas e para cada uma existe um coordenador responsável por viabilizar as demandas da região, também funcionando como moderador. O objetivo é fortalecer o fórum e atrair os demais municípios que ainda não estão participando de forma mais ativa.

O fórum permite a troca de ideias e a discussão de propostas feitas pelas regiões. O encontro é um momento para discutir posicionamentos e projetos. Este é o terceiro encontro desde a reativação do fórum.

“Acredito que seja um ambiente ideal para a discussão do desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado, que é cheio de desigualdades, mas com políticas públicas eficientes pode melhorar muito. Poderemos discutir as afinidades regionais e propor soluções conjuntas. Para isso precisamos do apoio do Sebrae e de Secretarias do Estado”, destacou Hibernon Cavalcante, atual presidente do fórum.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, destacou que o Conselho Diretor é uma ferramenta fundamental para fomentar o crescimento e o desenvolvimento sustentável em Alagoas e contar com as coordenações regionais do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento é fundamental para a troca de experiências, o fortalecimento de redes e o planejamento de ações estratégicas que atendam às necessidades de cada município.

“O Governo Paulo Dantas tem trabalhado de forma intersetorial, buscando integrar Alagoas de norte a sul e as coordenações regionais deverão desempenhar um papel importante, como pontes entre os órgãos estaduais e as realidades locais, garantindo que nossas políticas sejam eficazes e que os recursos sejam utilizados da melhor forma possível. Gostaria de parabenizar o Sebrae Alagoas pela iniciativa de retomar esse importante Conselho. Juntos, iremos impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Estado”, afirmou.