ASN AL Atualização
Compartilhe

Fundo gerido pelo Sebrae viabiliza empréstimos para empresas alagoanas

Atuando como avalista, o Sebrae permite que pequenos negócios possam garantir os benefícios
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Os empreendedores alagoanos que querem expandir seu negócio, investir, aumentar estoque ou até mesmo fazer uma reforma, podem ter acesso aos benefícios do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), gerido pelo Sebrae. As linhas de crédito do Programa Acredita contam com esse apoio do Fampe, que foi lançado regionalmente em Alagoas no início de julho. O evento de lançamento contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, em Maceió.

O Sebrae atua como avalista, viabilizando crédito para empreendedores que necessitam de garantias complementares. Com o Programa Acredita, as linhas de crédito que contam com o aval do Fampe tiveram uma expansão de R$ 2 bilhões, em todo o Brasil. A iniciativa visa gerar R$ 30 bilhões em empréstimos para um milhão de empreendedores nos próximos três anos, oferecendo até 80% de garantia do valor total do empréstimo contraído.

Segundo o analista do Sebrae Alagoas, Fábio Leão, muitos empreendedores precisam de um empréstimo para crescer, mas não tem um avalista no banco e isso impedia o crescimento econômico de milhares de negócios. “Apesar da linha de crédito ser diretamente com o banco, é importante o empreendedor vir ao Sebrae para ter todas as informações”, afirmou Leão.

Com a iniciativa, além de facilitar o acesso a empréstimos, o fundo reduz significativamente as taxas de juros praticadas no mercado. Através do Fampe, os empreendedores que buscam melhorar seus negócios terão acesso a crédito com juros reduzidos, praticamente, à metade das taxas normais de mercado.

“Com o apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste, os pequenos negócios terão melhores condições para crescer e se desenvolver, contribuindo para a economia local e gerando mais emprego e renda. Alagoas está pronta para aproveitar essa oportunidade e transformar o cenário empreendedor local”, afirmou Fábio Leão.

A parceria com o Banco do Nordeste amplia o volume de operações de crédito na região. Durante o lançamento em Alagoas, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a importância do crédito para a economia brasileira, especialmente no Nordeste, onde o acesso ao financiamento é mais restrito.

“É inadmissível que um país cuja força produtiva está baseada na pequena empresa não ofereça acesso ao crédito a quem mais precisa, a quem mais gera emprego e renda no Brasil”, afirmou o presidente, durante o lançamento em Alagoas. A primeira operação de crédito no estado foi realizada com a empresa Produtos Pardal, no bairro do Jacintinho.

A Desenvolve, Agência de Fomento de Alagoas, também é parceiro e auxilia o acesso ao crédito mais barato no estado, com taxas de juros subsidiadas. O presidente da agência, Eduardo Brasil, destaca a função social do acesso ao crédito mais barato, com taxas de juros subsidiadas. Segundo ele, os termos assinados com o Sebrae ajudam a eliminar os atravessadores, com linhas de crédito direto ao empreendedor.