
Em março de 2020, quinze dias antes de se decretar medidas restritivas de prevenção à Covid-19 no Brasil, Carla Bianca Raposo e sua mãe abriram um food truck de frutos do mar, na Praça do Skate, Ponta Verde, parte baixa de Maceió. A ideia, conta Carla, era abrir o comércio na praça, conquistar um público, e então só comercializar por delivery. Aí veio a pandemia e, em duas semanas, ela fechou seu empreendimento e confessa que ficou apavorada: “Havíamos colocado ali todas as nossas esperanças e economias”. Forçada pelas circunstâncias, Carla inverteu a ordem e iniciou com o delivery.
Mas foi no meio desse colapso, que elas formalizaram seu negócio e conheceram o Sebrae. “O Sebrae entrou em nossa vida durante a pandemia. Ele nos qualificou, incentivou e acreditou na gente. Fizemos treinamentos, consultorias, parcerias que foram muito importantes para o nosso negócio crescer, amadurecer e pensar no futuro com qualidade”, afirma, que divide com a mãe a administração do “Sea Comidas do Mar”, que voltou a funcionar na Praça do Skate.
A empresa é familiar, diz Carla. “O MEI é da minha mãe, minha principal incentivadora, meu marido faz o controle de custos e investimentos, eu produzo, compro, vendo, faço as parcerias e propaganda, busco mercados e faço capacitações para aprender a crescer de forma sustentável”, informa sobre quem é quem no negócio. “Temos uma ajudante de cozinha que está comigo na produção e, na verdade, ela já faz parte de nossas há mais de 20 anos”, acrescenta.
Segundo Carla, a “Sea Comidas do Mar” já têm novos sonhos. “São novos planos e estamos começando a realizar, que é o mercado de comidas congeladas”, diz ela, afirmando que a empresa já está fazendo parcerias com lojas de conveniências e tentando chegar aos supermercados. “Também queremos abrir espaços em eventos e feiras”, reforça, determinada, lembrando que seu Food Truck é associado à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) desde janeiro de 2022.
E, entusiasmada, revela o diferencial de seu negócio: “O nosso diferencial é tratar cada cliente como único. Aproximando-nos deles e solicitando e fazendo com que eles sejam nossos divulgadores. Tentamos dar um atendimento diferenciado a cada cliente, para que eles sejam bem mais que clientes, que sejam fãs, parceiros e parte de nosso Sea”.
O Sebrae, criado em 1972, é uma organização privada que existe com o objetivo de apoiar a micro e pequena empresa brasileira. O próprio nome do Sebrae deixa esse objetivo bem claro: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Desde que iniciou suas atividades, a instituição trabalha para estimular o empreendedorismo. Realiza feiras e rodadas de negócios, desenvolve conteúdos, ferramentas, entre as quais consultoria, cursos e capacitação, prioritariamente para micro e pequenos empreendedores.
O Sebrae também faz parcerias com bancos, cooperativas, órgãos do governo, universidades, prefeituras, governos estaduais e federal e outras entidades privadas com o objetivo de ampliar os seus serviços.
-
-

