ASN AL Atualização
Compartilhe

‘Seu negócio, um espetáculo’: evento do Sebrae oferece espetáculos circenses e reúne mais de 200 expositores

Evento, realizado neste fim de semana, contou com programação de palestras, show de stand up comedy, oficinas para crianças, além de ações com o tema empreendedorismo feminino
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Evento gratuito com atrações para toda a família, o ‘Seu negócio, um espetáculo’, promovido pelo Sebrae Alagoas no estacionamento do Jaraguá, em Maceió, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, foi um sucesso. Em meio a palestras, espetáculos circenses, atrações musicais, show de comédia e oficinas, o evento também foi uma boa oportunidade de negócios para 204 empreendedores de pequenos negócios que comercializaram seus produtos no local.

A feira de negócios do ‘Seu negócio, um espetáculo’ contou com a participação de 50 empreendimentos comandados por mulheres participantes do Programa Sebrae Delas a cada dia de evento, totalizando 150 empreendedoras beneficiadas. Já a Feira de Negócios Kids apresentou pequenos negócios de 24 estudantes de duas escolas municipais de Atalaia, integrantes do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) realizado pelo Sebrae.

O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância de unir diversas atrações além da própria feira de negócios. “Essa é uma ideia extraordinária. Abrir espaço para os empreendedores que estão precisando de oportunidade para mostrar os seus produtos, acessando novos mercados. Estiveram expostos excelentes produtos de diversos segmentos, para que o alagoano pudesse conhecer esses talentos, comprar do pequeno negócio. Muita gente também trouxe as crianças para ver as atrações circenses”, concluiu.

Para a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Cíntia Silver, o evento superou as expectativas. “Foi tudo muito bacana, fechamos o evento felizes com os resultados alcançados. Os expositores elogiaram bastante a oportunidade. Fomos ajustando algumas coisas durante a realização. No todo, conseguimos superar o nosso objetivo, principalmente no último dia”, afirmou Cíntia.

Sebrae Delas 

Uma das empreendedoras do Programa Sebrae Delas, que expos durante o evento, foi Marília Xavier, da Mari Cakes, que faz bolos sob encomenda. Para o evento, ela levou cupcakes e bolo de pote. Sua história com bolos começou em 2017, mas se tornou um negócio mais estruturado somente em 2021, quando se formalizou e decidiu buscar o Sebrae para ter orientação sobre finanças. Logo, conheceu o Sebrae Delas e mudou sua percepção em relação ao negócio.

“Desde então venho em parceria com o Sebrae. Foi a partir daí que me enxerguei como empresa, que o negócio passou a ser, de fato, estruturado. Antes, eu não me via assim. O Sebrae Delas foi algo sem igual. Nunca tinha visto nada parecido. Espero que isso se perpetue e ajude mais mulheres. O evento foi muito bom, o movimento também. Foi uma experiência maravilhosa. Todo mundo aprovou e adorou os nossos produtos”, frisou Marília Xavier.

Intraempreendedorismo 

O Sebrae Alagoas também promove internamente o empreendedorismo por meio do projeto ‘Empreender Começa Aqui’. No ‘Seu negócio, um espetáculo’, oito colaboradores também puderam expor os seus produtos.

Do ‘Empreender Começa Aqui’, uma das participantes foi a analista da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Débora Lima, com o seu negócio de bordado livre, ‘Piamô’, com itens de decoração, camisetas bordadas, chaveiros, que começou na pandemia. “Para nós é uma oportunidade de mostrar os nossos produtos, nosso trabalho, ampliar mercado e realizar algumas vendas. Foi uma experiência bem legal participar do evento”, frisa.

Feira de Negócios Kids 

Uma das atrações mais esperadas era a Feira de Negócios Kids, que contou com os pequenos negócios de 24 estudantes de duas escolas municipais de Atalaia, integrantes do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP): Escola municipal Francisco de Albuquerque Pontes e Escola municipal Antônio Vieira da Costa. A iniciativa é realizada pelo Sebrae Alagoas para incentivar os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e atitudes empreendedoras.

O público pode encontrar negócios desde a comercialização de ervas aromáticas, temperos naturais, brinquedos ecológicos, até papelaria. Karine Ferreira, aluna no 6º ano, foi a responsável pela ‘Ecopapelaria’. “Nos projetos feitos lá aprendemos muita coisa. O JEPP foi uma surpresa para mim. Foram novos aprendizados que nem imaginava, principalmente para que possamos saber como lidar com venda e sermos empreendedores desde novos”, pontuou.

Na Feira de Negócios Kids, filhos de colaboradores do Sebrae Alagoas também puderam mostrar seus talentos e ideias. O público infantil também participou da Oficina de Bijuterias para Crianças, com Camila Cavalcanti e Ana Mendes, da Ônix Bijoux.

Espaço bem-estar 

Nos três dias de evento, os visitantes puderam contar com os serviços da CEO Saúde, empresa com uma equipe de saúde multidisciplinar envolvendo dentistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, com o foco na área de bem-estar e saúde, com a oferta de serviços médicos, odontológicos e de estética.

A empresa foi criada há dois anos por Girlene Jurema, após a dentista receber o diagnóstico de Miopia Degenerativa Congênita e ao longo da carreira passou a perder a visão, com o problema se agravando nos últimos anos. Por conta de um procedimento cirúrgico mal-sucedido, perdeu a visão de um dos olhos e ficou com apenas 50% em outro. Além de superar esse desafio, venceu a depressão e se reinventou.

A empresária comemorou o avanço do seu negócio e a participação no evento. “Esse evento serviu para que as pessoas me conhecessem, soubessem do meu sonho. Minha participação aqui foi acima da expectativa. É o primeiro de muitos eventos que vou participar. Sou muito grata ao Sebrae, à Anisselia Nunes, que acreditou na minha ideia. Fui ao Sebrae conversar com ela e ela me incentivou. É diferente ter uma empresa com estratégia, organização, ser líder. Eu era uma chefe mandona. Hoje sou líder. A virada foi por meio da capacitação Líder Coach. Passei a ter mais equilíbrio emocional. Eu também não sabia precificar as coisas”, revelou.

Palestras e atrações 

Nos 3 dias, o evento contou com o espetáculo circense apresentado pelo Palhaço Mixuruca, que divertiu crianças e pais com diversas brincadeiras no picadeiro. No primeiro dia, no circo, Diogo Portugal apresentou o show ‘EmpreendedoRISO’. Entre uma piada e outra, Diogo contou sua história de vida que envolve momentos como humorista e empresário, além do desafio de começar uma cultura de comédia em Curitiba. De tanto persistir, essa que é uma das qualidades dos empreendedores, Diogo Portugal criou o Festival Risorama, que cada vez se consolida como um dos maiores eventos de humor do país, sendo realizado há 18 anos.

“Hoje, o festival viaja o Brasil. Nós também incentivamos novos comediantes, deixando espaço para que eles se apresentem. A ideia é fomentar mesmo a cena da comédia no Brasil, principalmente o stand up comedy”, afirmou. Para Diogo Portugal, assim como no mundo do empreendedorismo, na comédia, é preciso saber que existem os riscos.

No segundo dia de evento, no sábado (26), o público acompanhou a palestra ‘criando sua marca no mundo digital’, com a consultora de empresa credenciada ao Sebrae Alagoas, Valná Dantas, fundadora da Escola Projeto Mulher. Dividindo o palco nessa noite, a influenciadora Thatynha, do ‘Dicas da Thatynha’, com mais de 150 mil seguidores, teve participação. Desde 2012, Thatynha dá dicas sobre moda, gastronomia, compras e beleza. As duas palestrantes contribuíram com diversas dicas para os empresários melhorarem a presença digital dos seus negócios.

No terceiro dia, no domingo (27), foi a vez de Rapha Falcão com a palestra ‘Marketing Digital e Mundo Conectado’, dando dicas para as vendas na internet, como criar campanhas de acordo com as datas comemorativas, incluindo natal. Ele também indica abordar o histórico da evolução da internet dos anos 1990 até os dias atuais, com a ascensão e queda de redes sociais como Orkut, MSN e mIRC, reforçando que as empresas devem acompanhar o que está acontecendo no metaverso e na era dos vídeos curtos.

O especialista em marketing digital também falou sobre os benefícios de utilizar o tráfego orgânico e o tráfego pago para vender e converter vendas na internet, reforçando o quanto é importante criar bons conteúdos, utilizando gatilhos mentais e pesquisa de hashtags.

Nos três dias de evento, o público acompanhou atrações musicais como a Banda da Polícia Militar de Alagoas, a cantora Dêza, a banda infantil ‘Brincar com Você’, as baianas do Ganga Zumba, a cantora Dêza e os alunos da escola de música Musicalize.

-

  • espetáculo