No Sebrae Alagoas, a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) seguirá até o fim de novembro, com todos os seus eventos conectados à SGE. Neste ano, a ação apresenta a temática do empreendedorismo como ferramenta de inclusão de grupos mais impactados pela crise econômica, em especial, as mulheres.
Uma das iniciativas nos próximos dias, dentro da programação da SGE, será a realização da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, e terá transmissão online. O evento contará com a presença da empresária de Alagoas Thaís Borges, da ‘Barulhinho Bom Chips’, vencedora da etapa estadual do prêmio, na categoria ‘Pequenos negócios’, concorrendo agora na etapa nacional.
Os principais objetivos da SGE são: capacitar – auxiliar os participantes por meio de oportunidades de capacitação; inspirar – levar histórias e lições aprendidas por empreendedoras para o maior número de pessoas, além de conectar instituições e pessoas que fomentem um ambiente empreendedor no Brasil e no mundo.
A trainee da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Maysa Damasceno, destacou a importância de ofertar uma programação de atividades ligadas a SGE, sobretudo diante do tema desse ano ‘A igualdade no empreendedorismo reduz a desigualdade’.
“Desde 2020, devido à pandemia, vivenciamos momentos atípicos e de muita dificuldade para nossa sociedade. Vimos também como populações que já enfrentavam as desigualdades sociais foram ainda mais impactadas neste período. A SGE é um movimento forte, a nível global, que acredita no empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento social, econômico e transformar realidades. Por isso é importante criar momentos assim como acontece na SGE, além de conectar a promoção dessas ações às necessidades da sociedade como o estímulo a igualdade”, ressaltou.
Em Alagoas, além do Sebrae, o principal parceiro para a realização da SGE é a Rede Global de Empreendedorismo (RGE-AL). O Comitê da RGE no estado é formado por diversas entidades públicas e privadas, atualmente sob liderança do Sebrae Alagoas. Ele tem como objetivo disseminar e fortalecer a cultura empreendedora em Alagoas, atuando a partir de três pilares que sustentam a SGE: conectar, inspirar e capacitar.
A programação da SGE contempla eventos cadastrados por parceiros do Sebrae no site https://empreendedorismo.org.br/

