Trazendo conteúdo e inovação para o público jovem, o Sebrae Alagoas realizou um evento para os alunos do ensino médio das escolas particulares de Maceió, proporcionando uma experiência imersiva com atividades lúdicas, conhecimento e interação. A primeira edição do Sebrae Teen aconteceu neste sábado (19), na Fábrica de Eventos, localizada no bairro de Jaraguá e contou com a participação de 350 pessoas, entre alunos, professores e gestores escolares.
“Essa é uma grande oportunidade para os alunos do ensino médio, mas também para os profissionais da Educação que estão trabalhando a temática da Educação Empreendedora. O empreendedorismo é uma solução para conectar a sociedade e resolver suas dores. Nós estamos aqui fazendo essas conexões”, afirmou Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas.
A primeira edição foi voltada para o público da capital alagoana, mas a proposta é expandir o evento para os outros municípios. “Foi uma manhã de interatividade, muita troca de conhecimentos. É uma festa da educação e do empreendedorismo. O Sebrae Teen está na sua primeira edição, mas veio para ficar”, pontuou Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas.
Da abertura ao encerramento, o Sebrae Teen foi pensado para despertar o interesse dos estudantes pelo empreendedorismo. O início do evento foi realizado pela jovem influencer Ana Kowalski e, logo em seguida, aconteceu a palestra com Murilo Gun que, aos 16 anos, em 1999, fundou a startup BIT e criou o “Peça Comida”. “Esse programa do Sebrae voltado para os jovens, no meu entendimento, traz a missão de construir uma nova geração de empreendedores que construam projetos saudáveis e sustentáveis a longo prazo”, contou o palestrante.
“Acreditamos muito na educação empreendedora voltada para o projeto de vida, que justamente está se formatando nessa fase do ensino médio. Tudo foi pensado para que esses alunos saíssem daqui muito mais motivados a desenvolver suas competências empreendedoras e, com isso, conseguir sinalizar alguns dos seus sonhos, dos seus desejos e encontrar um caminho para transformá-los numa realidade futura”, pontuou a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas, Silvia Chamusca.
Após a primeira palestra aconteceram três oficinas simultâneas. Na sala DESAFIAR, Lucas Paiva apresentou ferramentas para os alunos conseguirem acelerar os estudos para o Enem; a sala CRIAR, trouxe a temática Marca Pessoal nas Redes: Impulsione seu futuro com a jornalista e advogada, Meline Lopes. Voltada para os professores e gestores, a sala INOVAR apresentou o tema Evoluindo a Gestão de Escolas por meio de Dados com a especialista Andréa Alves.
Keyllor de França, professor da Escola SEB Maceió, contou que sua experiência com o evento foi muito positiva. “A melhor parte foi a diversidade de palestras, tanto para os estudantes quanto para nós, professores. A educação empreendedora é muito importante para os nossos alunos e conversando com outros colegas de profissão que estão aqui, chegamos a conclusão que é uma temática fundamental até pra quem vai fazer vestibular”, explicou o professor.
Trazendo uma abordagem diferente para apresentar as temáticas do empreendedorismo, Lucas Muniz trabalhou o tema Educação Financeira nas Alturas, enquanto os alunos praticavam escalada indoor. Já no espaço Sebrae LAB, o palestrante de Tecnologia e Inovação, Tony Ventura, falou sobre ferramentas inovadoras para colocar ideias em prática.
“Foi muito bacana estar aqui falando com essa garotada e dando direcionamento do que fazer nos próximos anos em relação a tirar a ideia do papel. No início eles estavam um pouco soltos, aí começamos a falar na linguagem deles, trouxemos o cachorro robô, a mala que anda sozinha, cantamos juntos, mas sempre mostrando ferramentas de inteligência artificial. Então, essa deve ser a abordagem, diversão com conteúdo”, explicou Tony Ventura.
Karine Nunes, estudante do 2º ano da Escola SEB Maceió, falou que aprendeu a como gerenciar seu tempo. “Foi um evento maravilhoso e as palestras que assisti foram muito úteis, eu sinto que vai me ajudar bastante academicamente, não só na escola mas também quando iniciar na faculdade. Sinto que vou crescer muito como pessoa se conseguir aplicar tudo o que eu aprendi aqui, principalmente em como utilizar a inteligência artificial ao meu favor e conseguir gerenciar meu tempo de estudo”, afirmou.
A influenciadora Ana Kowalski ainda bateu um papo com os irmãos João Pedro e André Victor, DJ’s do DUOBEATZ, que também foram responsáveis pelo encerramento com muita música e animação.