ASN AL
Compartilhe

Sebrae promove encontro para fortalecer varejo de informática, papelaria e escritório

O objetivo é ouvir as demandas do setor e estimular a criação de soluções inovadoras que otimizem os resultados dos pequenos negócios do segmento
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Para impulsionar o setor e promover conexões estratégicas, o Sebrae Alagoas realiza o Encontro do Varejo – Informática, Papelaria & Office, na segunda-feira (17), no Sebrae Lab, em Maceió. O evento reunirá empreendedores do comércio varejista de artigos para escritório, papelaria e informática para debater desafios, oportunidades e estratégias para o crescimento do segmento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A iniciativa busca ouvir as demandas do setor e estimular a criação de soluções inovadoras que otimizem os resultados dos pequenos negócios de artigos de papelaria, informática, escritório e eletroeletrônicos. O encontro também será uma oportunidade para ampliar o networking e fortalecer o ambiente de negócios no estado.

De acordo com Ruan Lee, trainee do Sebrae Alagoas e responsável pelo evento, a intenção é ouvir os participantes para traçar estratégias eficazes de atuação e desenvolvimento do segmento. Antes de propor soluções, é essencial compreender as necessidades do setor para construir um plano de ação direcionado.

Os desafios são significativos, especialmente para o segmento de papelaria. Segundo Ruan Lee, dados do Radar Sebrae apontam que a atividade apresentou uma taxa de mortalidade de 48% entre 2020 e 2024. “Isso significa que, a cada dez empresas abertas, quase cinco fecham as portas em apenas quatro anos. Nosso objetivo é mitigar esses números e trazer uma projeção mais positiva para o segmento, oferecendo suporte estratégico e soluções alinhadas às necessidades dos negócios”, destacou.

Por outro lado, o setor de papelaria tem demonstrado crescimento expressivo no comércio eletrônico brasileiro. De acordo com um levantamento da Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo online, em janeiro de 2025, o segmento de materiais escolares vendidos pela internet apresentou um aumento de mais de 70% no faturamento. Itens como cadernos e canetas tiveram crescimento nas vendas de 71,1% e 75,2%, respectivamente.