O Programa Escola do Turismo segue levando capacitação profissional à população alagoana. O Sebrae Alagoas ofertará as oficinas de “Instagram para negócios nível iniciante” e “Instagram para negócios nível avançado” entre outubro e novembro. Porto de Pedras, União dos Palmares, Murici, Coqueiro Seco, Pilar, Arapiraca, Maravilha, Água Branca, Pão de Açúcar e Maceió serão os municípios atendidos.
A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e disponibiliza cursos 100% gratuitos com certificação, as vagas são ofertadas pelo Senac e Sebrae. O cronograma de outubro oferta oportunidades em mais de 10 municípios alagoanos. Para os cursos ofertados pelo Sebrae, as inscrições já estão abertas e ocorrem de forma online através do Doity para iniciantes e para avançados.
O Sebrae Alagoas, nessa parceria com o governo do Estado, já capacitou cerca de 650 pessoas na área do turismo em seis meses de atividades. Esse número expressivo é resultado do convênio firmado em outubro do ano passado, que prevê a capacitação de 2,5 mil pessoas por meio do programa Escola do Turismo. O convênio foi prorrogado e seguirá até outubro de 2025.
O convênio abrange 33 cidades e oferece 102 turmas para 11 temáticas gratuitas, focados em empreendedorismo e gestão para pequenos negócios em turismo, tanto formais quanto informais. Os assuntos abordados incluem estratégias de marketing digital, branding e construção de marca; fortalecimento de empreendimentos coletivos; liderança coach; atendimento inclusivo; estratégias de precificação; e turismo responsável, desde a concepção até a implementação de projetos.
Essas capacitações gratuitas têm como objetivo fortalecer a cadeia do turismo em Alagoas, oferecendo ferramentas e conhecimento para qualificar os profissionais da área. Segundo a analista do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, as ações de capacitação seguirão até o próximo ano. “As capacitações proporcionam aos empreendedores alagoanos mais oportunidades de crescimento e inovação. A expectativa é que, ao final do convênio, o turismo em Alagoas esteja ainda mais fortalecido, com profissionais preparados para enfrentar os desafios do mercado e impulsionar a economia local”, destacou Amanda.
As ações do programa estão alinhadas com o Mapa do Turismo de Alagoas, que destaca as diferentes regiões do estado e seus recursos naturais e culturais, ajudando a orientar a implantação das estratégias definidas. O turismo em Alagoas é apontado como um dos principais eixos de desenvolvimento econômico, graças a seus atrativos naturais e patrimônio histórico-cultural. No entanto, ainda há um vasto potencial a ser explorado.
Com a capacitação oferecida pelo Sebrae, através do Programa Escola do Turismo, os empreendedores locais podem aproveitar melhor esses recursos, fomentando o crescimento do setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas.
De acordo com a superintendente de Infraestrutura e Logística para o Turismo, Sandra Villanova, com a expansão do setor turístico no estado, os cursos são uma excelente oportunidade para se colocar no mercado de trabalho como um profissional competitivo e capacitado, ampliando as oportunidades de trabalho. “As vagas ofertadas dizem respeito aos cursos ministrados pelo Senac e também aos cursos ofertados pelo Sebrae, que também é parceiro do Escola do Turismo e oferta os cursos de capacitação”, concluiu a superintendente.