O Sebrae Alagoas lançou um edital para selecionar microempresas e empresas de pequeno porte para o seu novo programa de aceleração de negócios, o [Re]Inventa Sebrae. O objetivo é repensar a empresa para prepará-la e ajudá-la a atingir seus planos futuros, como investir em novos processos, revisar seu posicionamento, digitalizar o negócio ou criar um novo produto, por exemplo. O programa é 100% gratuito.
Nesse primeiro momento, serão contempladas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que já atuam no mercado em Maceió e Maragogi. “A gente vai acompanhar, durante cinco meses, os empreendimentos selecionados nessas duas cidades, sendo 40 empresas na capital e 20 no litoral norte. Trabalharemos de forma continuada, envolvendo a parte de modelo de negócio, da experiência do cliente e de gestão”, revela Vitor Pereira, analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas.
“Tudo isso envolvendo também o aspecto da inovação. A gente vai identificar quais são os pontos a serem trabalhados e aprimorados para que essa empresa se reposicione e esteja preparada para o futuro. É uma metodologia bem inovadora”, completa.
Serão realizados encontros individuais e coletivos, através de mentorias e capacitações. No final final será entregue o resultado dessa ‘reinvenção’ dos negócios, com a análise da evolução em dimensões como Planejamento, Acesso ao Mercado, Segmentação de Clientes, Identificação do problema e Solução.
“Lançamos o edital de seleção para esses empreendimentos na terça-feira (3), com duração de 14 dias. O programa vai começar ainda em outubro, com duração de cinco meses, terminando em março de 2024”, informa Vitor Pereira.