ASN AL
Compartilhe

Sebrae impulsiona negócios liderados por alagoanas no Alagoas Summit

Com exposição, crédito exclusivo e conexões estratégicas, o Sebrae Delas fortalece o protagonismo feminino no maior evento de empreendedorismo do estado.
Por Lilian Santos
ASN AL
Compartilhe

Empreendedoras alagoanas tiveram a oportunidade de expor seus produtos e serviços no Alagoas Summit, o maior evento de empreendedorismo, inovação e negócios do estado, realizado nos dias 5 e 6 de junho. O espaço do Sebrae Delas foi pensado para dar visibilidade aos negócios liderados por mulheres, ampliando o acesso a novos mercados e fortalecendo suas marcas em um ambiente de grande circulação e oportunidades.

Com 20 empreendedoras expositoras, a feira reuniu produtos e serviços diversos como consultoria, contabilidade, capacitação, moda, papelaria, aromaterapia, artesanato, literatura e uma aceleradora de negócios femininos, parceira do Sebrae. A curadoria do espaço refletiu a diversidade e a força do empreendedorismo feminino em Alagoas.

Participando pela primeira vez de um evento de grande porte, a empreendedora Ana Lúcia Santos, da marca Dona Turmallina, apresentou sua coleção de semi joias, peças em prata e inox. “Minha experiência está sendo muito boa, melhor até do que eu esperava. Me surpreendeu bastante e estou conseguindo vender diversos acessórios. O espaço ficou lindo, tudo de muito bom gosto”, afirmou.

A empreendedora Ana Lúcia Santos, da marca Dona Turmallina, teve a oportunidade de apresentar sua coleção de semi joias. Foto: Julio Vasconcelos

Caravana “Acredita Delas”

Durante o evento, o espaço do Sebrae Delas também foi palco da ação Acredita Delas, que incentiva o protagonismo feminino nos negócios, com apoio financeiro e orientação. Na tarde da última quinta-feira (5), a empreendedora Roberta Mayumi, criadora da Balões Encantados, foi contemplada com um cheque simbólico de R$ 21 mil em microcrédito, viabilizado pelo programa FAMPE 100% Mulher (Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Agência Desenvolve/AL e o Sebrae.

A empreendedora Roberta Mayumi, foi contemplada pelo programa FAMPE 100% Mulher. Foto: Julio Vasconcelos

Roberta, que iniciou seu negócio com baixo investimento e muito esforço, agora poderá tirar sua empresa de dentro de casa e ampliar sua atuação. “Me sinto honrada e privilegiada. Saber que posso contar com apoiadores que acreditam no meu trabalho é maravilhoso. Quero fazer jus à credibilidade que estão me dando”, declarou, emocionada.

Participaram da cerimônia de entrega do crédito o superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, o diretor técnico Keylle Lima, a coordenadora do Ministério do Empreendedorismo, Raquel Ribeiro, a gerente nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Geórgia Nunes, e o presidente da Desenvolve/AL, Eduardo Brasil.

“O exemplo da Roberta inspira outras mulheres. Nosso papel vai além de transformar pequenos negócios, é sobre transformar vidas”, destacou Domício Silva. Já Keylle Lima reforçou a importância do crédito voltado exclusivamente para mulheres: “Durante muito tempo o empreendedorismo feminino foi invisibilizado. O FAMPE 100% Mulher é uma forma justa de corrigir essa desigualdade histórica”.

Durante muito tempo o empreendedorismo feminino foi invisibilizado. O FAMPE 100% Mulher é uma forma justa de corrigir essa desigualdade histórica

No local, também estão presentes representantes das instituições financeiras parceiras do programa, como a Desenvolve/AL, o Sicredi, o Sicoob, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, prestando atendimento às empreendedoras, esclarecendo dúvidas, analisando documentos e iniciando negociações para futuras concessões de crédito.