ASN AL
Compartilhe

Sebrae encerra capacitações de agentes para orientação empresarial em Alagoas

A ação faz parte do projeto Sebrae na Empresa e as atividades devem iniciar em setembro
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Estratégia de atendimento e orientação gratuita, o Programa Sebrae Na Sua Empresa encerrou a etapa de capacitação dos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), nesta segunda-feira (15), na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió. Esse momento contou com a participação de alguns dos 61 agentes selecionados de seis empresas juniores habilitadas no Estado para atuação nos territórios da sede, em Maceió, e nos municípios de Delmiro Gouveia e Penedo. A expectativa é que o programa atenda 2 mil empresas até o final do ano.

Para atuar na capital, foram selecionadas as empresas juniores EJIFA, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com 10 agentes, e a JRS Consultoria, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com 20 agentes. “Esse projeto é uma grande porta para o movimento de empresas juniores junto ao Sebrae, que é uma das marcas mais fortes do Brasil. Isso é muito benéfico para a disseminação dessa cultura empreendedora para os jovens estudantes e empresários de Alagoas que serão impactados pelo programa”, afirma o diretor executivo da JRS Consultoria, Victor Santos.

No escritório de Penedo, a empresa selecionada foi a Potencialize, da Ufal, que conta com seis agentes. Para a agência de Delmiro Gouveia, foram selecionadas a empresa júnior I9 Engenharia, da Ufal, com quatro agentes; a Contec Jr, de Santana do Ipanema, da Ufal, com oito agentes; e a Vetor, também da Ufal com 13 agentes.

O diretor da Vetor, Gabriel Gomes, enfatiza que essa é uma oportunidade única para as empresas juniores participantes. “É muito gratificante poder fazer parte desse programa do Sebrae. As nossas expectativas são as melhores, tanto para a parte financeira, que é importante, quanto para trazer mais experiência para nós empresários juniores. Não é sempre que aparece uma oportunidade assim e quando aparece temos que agarrá-la. É uma oportunidade de sermos reconhecidos no mercado”, pontua.

Etapas do programa

O Programa Sebrae Na Sua Empresa será realizado em quatro etapas: prospecção, aplicação de diagnóstico, proposição de valor e inclusão do cliente em jornada de relacionamento, a qual será executada em até três abordagens de atendimento. A atuação dos agentes terá início na primeira semana de setembro.

Na 1ª etapa, o agente vai captar microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) e terá o papel de realizar atendimento focado na experiência do cliente, conforme a metodologia do programa, com oferta de serviços e estímulo a melhorias dos resultados das empresas atendidas.

Em seguida, na 2ª Etapa, o AOE aplicará um diagnóstico para conhecimento do cliente e sua empresa, apresentando o Sebrae e as soluções mais adequadas para a empresa. Já na 3ª Etapa, o agente fará uma proposição de melhorias de acordo com o resultado do diagnóstico aplicado, de modo a apoiar o empresário. Por fim, na 4ª Etapa, O AOE encaminhará o cliente para que ele possa receber um atendimento continuado para agregar valor.

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Adrianne Albuquerque, ressaltou alguns dos benefícios para as empresas juniores participantes, como o trabalho em rede, ampliação do market share, aumento de receita, preparação de profissionais qualificados. Ela destaca que ao formar o empreendedor do futuro, o Sebrae também contribui com o ODS 4, que aborda a promoção da educação de qualidade e o ODS 8, trabalho decente e crescimento econômico.

“A partir desse entendimento, a metodologia do Programa Sebrae na Sua Empresa prevê uma atuação proativa, na qual o Sebrae busca o cliente para entender suas demandas, apresentar as estratégias e, a partir daí, incluí-lo em uma jornada de relacionamento, com oferta de serviços e estímulo à melhoria dos resultados das empresas atendidas”, ressalta.

Capacitação

A chefe de Gabinete da Direx do Sebrae Alagoas, Sandra Torres, fez a abertura da capacitação expondo ao público a missão do Sebrae, tratando também os temas que impactam a consciência social e postura cidadã. “Enquanto fornecedores e parceiros do Sebrae, é importante que vocês possam utilizar a Ouvidoria para fazer críticas, denúncias, elogios e sugestões. A ouvidoria também está sempre aberta para vocês. Podem contar conosco”, frisa.

Beatriz Piancó, presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea), abordou o conceito de ‘Fit Cultural’, dentro das empresas juniores. Ela explicou que se trata da capacidade de uma pessoa se adaptar aos valores e propósitos de um negócio. Segundo ela, essa é a chance que as empresas selecionadas têm de levar a bandeira do movimento de empresas juniores levando às micro e pequenas empresas a relevância do Sebrae. “Fico muito feliz com essa oportunidade. O nosso planejamento estratégico, de 2022 a 2024, fala sobre ações em colaboração com atores do ecossistema, como o governo, órgãos públicos e instituições como o Sebrae”, conclui.

  • empresas juniores