Após o sucesso da primeira fase, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) e o Sebrae Alagoas assinaram, na manhã desta segunda-feira (31), o convênio que dá início à segunda etapa do Projeto Empreende Maceió. O objetivo é impulsionar a recuperação de negócios e empregos afetados pela calamidade pública decorrente dos fenômenos geológicos provocados pela extração de sal-gema nos bairros do Bom Parto, Bebedouro, Mutange e Pinheiro.
A iniciativa prevê capacitações, oficinas, palestras e atendimentos pelo Sebrae Alagoas para fortalecer a capacidade empreendedora no município. Nesta nova fase, o projeto terá um foco especial em mulheres, integrantes da chamada Economia Prateada (empreendedores com mais de 50 anos) e alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Realizada entre 2021 e 2022, a primeira etapa do projeto superou as expectativas. Inicialmente planejada para atender 1.800 pessoas, a ação beneficiou mais de 8 mil participantes, incluindo empreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (ME e EPP), professores, estudantes e pessoas físicas. Foram oferecidos cursos, palestras, oficinas e consultorias especializadas para apoiar a reconstrução dos negócios locais.
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, e o diretor técnico, Keylle Lima, assinaram o convênio e destacaram a importância da capacitação para transformar a realidade da população afetada. Eles salientaram que a instituição estará sempre pronta para apoiar os empreendedores prejudicados pelo desastre ambiental.
Impactados
A procuradora do MPT/AL, Rosemeire Lôbo, explicou que o convênio decorre do Termo de Acordo firmado entre o MPT e a empresa Braskem, tendo o município de Maceió como interveniente. Segundo ela, ao identificar a necessidade de recuperar negócios impactados pela tragédia, o Ministério Público do Trabalho buscou parceria com o Sebrae para viabilizar a capacitação dos trabalhadores afetados.
“Essa ação surgiu para minimizar os impactos do fechamento de escolas, que poderiam levar ao aumento do trabalho infantil, além da perda de empregos. À medida que estabelecimentos fecham e postos de trabalho são extintos, isso gera uma espécie de ‘poluição social’. A empresa não seria responsável apenas pelo meio ambiente físico, mas também pelo caos social causado em termos de emprego e renda”, explicou.
Ela também chama atenção para o desequilíbrio intenso em decorrência do deslocamento da população. “As pessoas foram migrando, perdendo empregos, fechando empresas. Esse impacto precisava ser indenizado. Consideramos a destinação direta dos recursos aos trabalhadores, mas havia o risco de que, sem capacitação, muitos não soubessem empreender ou se reinserir no mercado de trabalho. Assim, optamos por investir na qualificação dessas pessoas”, completou a procuradora.
Entre as diversas soluções do portfólio do Sebrae que foram ofertadas, incluem-se capacitações como o curso ‘Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso’; a oficina ‘Gestão das Emoções’; o seminário ‘MKT Digital e Vendas + Mentoria’; a palestra ‘Venda + no Dia das Crianças c/ mentoria individual’ e o curso ‘Líder Coach’. Além disso, foram ofertadas consultorias, entre elas: ‘Modelagem de Negócios by Canvas’; ‘Consultoria com Hora Marcada (temas como Marketing Digital e finanças)’ e ‘Mentoria de Impulso Digital’.
Novas capacitações
Nesta nova etapa que deve começar em abril, serão ofertadas as seguintes capacitações: curso marketing digital para pequenos negócios, oficina formação do preço de venda, oficina como aumentar minhas vendas, oficina como administrar um pequeno negócio, oficina como controlar o fluxo de caixa, oficina como planejar meu negócio, oficina canvas, oficina atendimento ao cliente, oficina boas práticas para o serviço de alimentação.
O cardápio de soluções inclui ainda a palestra liderando as próprias emoções, palestra sobre inovação, curso mulher empreendedora, palestra empreendedorismo feminino, palestra empreendedor na economia prateada, oficina empreendido feminino 50+, oficina empreendedor na economia prateada, oficina de empreendedorismo para estudantes da EJAI e oficinas de empreendedorismo com estudantes.