No passado, a ideia de aplicar estratégias de marketing na área da saúde nem sempre era vista com bons olhos por profissionais do setor que, muitas vezes, consideravam tais práticas como algo pouco ético ou até mesmo desnecessário. Porém, a realidade atual do mercado tem mostrado que a gestão e o marketing são necessidades estratégicas para alcançar resultados significativos.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a integração dessas práticas é crucial para a sustentabilidade e crescimento das clínicas e consultórios médicos. Reconhecendo essa necessidade, o Sebrae Alagoas tem oferecido suporte especializado para o setor da saúde. Em um evento exclusivo realizado na noite desta terça-feira (16), destinado a clínicas de saúde, a instituição destacou a importância da gestão, do marketing e da excelência no atendimento para alta performance.
Juliana Almeida, diretora do Sebrae Alagoas, marcou presença no evento e compartilhou sua perspectiva pessoal sobre a dedicação dos profissionais da saúde. “Eu sei o quanto vocês trabalham. Esta é uma carteira de atendimento e um desafio novo do Sebrae. Trouxemos o Bruno Trevisan para fazer esta palestra, mas queremos aprender e entender as necessidades das clínicas e consultórios para que possamos ampliar nosso suporte. O Sebrae trabalha para realizar sonhos na parte da gestão administrativa e financeira, e quando não temos a resposta, buscamos e trazemos o melhor”, destacou a diretora.
O evento contou com a participação de Bruno Trevisan, palestrante e especialista na metodologia “Encantadores de Pacientes”, que está se credenciando como consultor do Sebrae Alagoas. Ele ressaltou a importância de uma nova abordagem no ambiente das clínicas.
“A gente acredita que vive uma nova era no ambiente das clínicas, tanto para médicos, dentistas e todos os profissionais de saúde. O que no passado era tido como algo com pouca ética e credibilidade, é agora uma necessidade no mercado”, afirmou Trevisan. Ele enfatizou que, conhecer plataformas de gerenciamento e marketing, assim como a qualidade no atendimento, são essenciais para uma clínica mais profissionalizada.
Segundo o consultor, a metodologia “Encantadores de Pacientes” é fundamentada em três pilares principais: produto, pessoas e processos. “O produto na área da saúde é exatamente a prestação de serviço e entender essa prestação com o olhar do paciente é crucial. Além disso, preparar e treinar pessoas para o diferencial no encantamento de pacientes e alinhar processos para um atendimento profissionalizado são fundamentais”, completou.
A analista do Sebrae responsável pelo segmento, Anissélia Nunes, destacou o compromisso da instituição com o setor da saúde: “Nós já estamos há mais de dois anos atuando com o segmento de saúde e entendemos que é um público que compreende muito tecnicamente do seu setor, mas não entende muito de gestão. Por isso, temos feito intervenções com orientações e consultorias subsidiadas para apoiar o gestor médico nessa atuação”, explicou a analista.