Celebrar a energia feminina que tem feito toda a diferença no Sebrae Alagoas: este foi o mote de um café da manhã bastante animado que reuniu as colaboradoras da instituição na manhã desta segunda-feira (13), em Maceió. A programação do evento comemorativo do Mês da Mulher contou com uma roda de conversa tendo como tema os desafios que as mulheres têm ao longo da vida, seja como filha, mãe, profissional, empreendedora, gestora, dona de casa, dentre outras funções.
Elas também abordaram a importância do autocuidado, de viver o hoje e de falar sobre suas necessidades. O encontro também teve a participação da drag queen Lala, que garantiu uma atmosfera bem-humorada, interagindo com as participantes e fazendo intervenções e reflexões.
Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, destacou, em sua fala, o protagonismo feminino em nossa sociedade, principalmente no ambiente empreendedor e a necessidade de união das mulheres para ter melhores resultados. “Lugar de mulher é onde ela quiser. Podemos ser o que quiser, fazer o que quiser, mudar nossas histórias e aqui no Sebrae nós ajudamos a mudar as vidas de empreendedoras e empreendedores de Alagoas, Uma mulher sozinha já faz muito diferença, quando mulheres se juntam com propósito, como acontece aqui, temos um impacto maravilhoso e transformador na sociedade”, defende.
Vinícius Lages, diretor-superintendente do Sebrae, lembrou do papel de discussões, como a da manhã de hoje, para o desenvolvimento da sociedade. “É imprescindível continuar falando de temas que são importantes para o desenvolvimento da humanidade. Não temos a mesma chance de sobrevivência se não reduzirmos as desigualdades. Não se trata apenas de valor salarial, e sim igualdade de responsabilidades e oportunidades entre homens e mulheres. Precisamos aprender com as diferenças, a diversidade, ter maior capacidade de dialogar. Ter a Juliana Almeida conosco na liderança do Sebrae Alagoas tem feito toda a diferença na nossa gestão”, assinala.
Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae, frisou a grande importância das mulheres na sociedade. “Desejo muito sucesso a todas as mulheres que fazem o Sebrae Alagoas, profissionais competentes, que têm muitos desafios, mas também têm essa garra feminina, que precisa ser reconhecida, aplaudida e, sobretudo, respeitada”, afirma.
Maioria
As mulheres são maioria no quadro do Sebrae Alagoas, constituindo 51% do quadro da instituição. A informação é da gerente de Gestão com Pessoas, Ana Elizabete Carneiro. Ela pontua algumas características que fazem com que a participação feminina seja tão relevante. “A mulher tem sensibilidade, se reinventa, alta capacidade de criar, ir além dos limites, tem garra, prontidão, coragem de transformar, criam um ambiente plural e democrático, sabem lidar com mais facilidade com as mudanças, dão um tempero especial onde chegam, trazem mais alegria, doçura, leveza, sem perder o profissionalismo”, afirmou.
Segundo ela, essas características são primordiais para o ambiente do empreendedorismo e por isso mesmo muitas delas estão em funções de liderança. “Acontece no segmento de artesanato, turismo, no Sebrae Delas. A presença feminina também é muito forte nas agências no interior do Estado, com analistas que estão bem próximas do dia-a-dia dos empreendedores atendidos. O Sebrae Alagoas tem alma feminina, que acolhe, recebe, escuta e busca as melhores soluções”, assegura.
O evento desta manhã foi coordenado por uma equipe feminina, sob o comando de Fabrícia Carneiro, gerente de Marketing e Comunicação; Myrna Pessoa, analista da Unidade de Marketing e Comunicação; e Alanne Chaves, analista da Unidade de Gestão de Pessoas.