O empreendedor rural de Alagoas já conta com mais uma etapa do Programa AgroNordeste, lançado em 2019, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de pequenos negócios no campo, incentivar a agricultura familiar e o empreendedorismo rural como um todo. O viés, a partir desse ano, é aprimorar aquilo que deu certo e destravar os gargalos identificados.
Estruturado em cinco segmentos: avicultura, horticultura, apicultura, caprinocultura e fruticultura, o programa fornece suporte através de ações como como consultorias técnicas e gerenciais; visitas com produtores para conhecer empreendimentos rurais de destaque e consultorias em desenvolvimento de produtos artesanais, com foco na produção da agricultura familiar.
“O programa também realiza palestras e oficinas, a fim de promover temas como associativismo, cooperativismo, empreendedorismo e liderança rural”, afirma Pollyana Bellotti, analista do Sebrae. Segundo ela, tudo é planejado para levar desenvolvimento para o campo, movimentar a economia local e, com isso, transformar vidas.
Em 2023, através do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) voltado para o meio rural, a oferta de soluções vai aumentar. “O Sebrae, através do ALI Rural, vai dar acesso ao homem do campo aos processos tecnológicos, tratando de temas como conectividade e educação digital, dentre outros”, diz.
O atendimento ao setor rural envolve ainda a formalização do produtor e a intermediação de processos para legalização, certificação e obtenção de selos junto a consórcios municipais, por exemplo. “Todas as nossas ações visam promover e aprimorar o ambiente de negócios no campo”, conclui Pollyana Bellotti.
Para participar do Programa AgroNordeste, o agricultor precisa estar inscrito no Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) ou possuir CNPJ de produtor rural. Para mais informações, os interessados podem ligar no número 0800 570 0800.

