ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas promove Semana do Produtor Rural em Coruripe

Evento também acontece em Penedo, Teotônio Vilela e Porto Real do Colégio promovendo inovação, conhecimento e oportunidades de negócios para produtores rurais da região
Por Débora Muniz - com Assessoria Pindorama
ASN AL
Compartilhe

Com objetivo de valorizar o trabalho dos produtores rurais, apresentar soluções tecnológicas e fortalecer o potencial produtivo com inovação e sustentabilidade, o Sebrae Alagoas está promovendo a Semana do Produtor Rural. O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, esteve presente na abertura do evento, na manhã desta terça-feira, dia 23, na Cooperativa Pindorama, em Coruripe.

“A semana do Produtor Rural é uma oportunidade para promoção de temas relevantes para o agronegócio. Este mês celebramos o dia da agricultura familiar no dia 25 de julho e do produtor rural em 28 de julho. O evento em Pindorama envolveu parceiros como UFAL, Banco do Nordeste e empreendedores que tiveram acesso á tecnologias, além da oportunidade de gerar negócios. A semana segue com atividades para outros municípios como Porto Real do Colégio, Teotonio Vilela e Penedo.”, afirmou Vinicius Lages.

O evento acontece entre os dias 23 e 26 de julho nos municípios de Coruripe, Teotônio Vilela, Penedo e Porto Real do Colégio. A iniciativa visa aproximar o homem do campo da promoção de conhecimento, interações e divulgação de temas essenciais ao agronegócio, como inovação, tecnologia, empreendedorismo, gestão, vendas e diversas temáticas essenciais para agropecuária e agroindústria.

Segundo informações da gerente adjunta do Sebrae Alagoas em Penedo, Pauline Reis, os principais objetivos da realização do evento é mostrar para o produtor a importância que ele tem dentro do contexto social e econômico. Ela também agradeceu à Cooperativa Pindorama pela colaboração na realização do evento de abertura da Semana do Produtor Rural.

A abertura da Semana do Produtor aconteceu no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), setor da Cooperativa Pindorama responsável por desenvolver projetos sociais de iniciação dos jovens da comunidade no trato com a terra.

No local, foram montados stands nos quais instituições e empresas expuseram seus produtos e serviços, dentre elas o Banco do Nordeste, Semear Agronegócios, Campo Belo, MF Bio, Agrocana, Projeto Social “O Amanhã de Pindorama”, Maqtral, Terra, LP Soluções Elétricas, SlimCap e Uniodonto, além da própria Cooperativa Pindorama e o Sebrae.

O Sebrae Alagoas tem atuado de forma significativa na região do litoral Sul, Baixo São Francisco e municípios do Leste Alagoano, que entram para atuação da Agência de Penedo. Através de programas específicos para cadeias produtivas, como é o caso da Cadeia de Leite e Derivados, orientações empresariais, capacitações, missões técnicas e eventos em áreas específicas, dentre diversas cadeias produtivas, com destaque para o cultivo da mandioca, fruticultura, rizicultura, aquicultura e apicultura.

Através de um ecossistema que reúne diversos parceiros, como o Senar, Emater, Codevasf e Ufal, o Sebrae Alagoas tem efetivado o desenvolvimento territorial, promovendo a capacidade competitiva, aumento de produtividade e faturamento dos empresários rurais e acima de tudo fortalecendo a economia de Alagoas.

A programação do evento está repleta de atividades importantes. No dia 23 de julho, em Pindorama no município de Coruripe, haverá uma exposição sobre tecnologias, inovação e empreendedorismo em agronegócios. Em 24 de julho, em Teotônio Vilela, ocorrerá uma capacitação focada nos custos para produzir no campo.

No dia 25 de julho, em Penedo, acontecerá a feira de agricultura familiar com a comercialização dos produtos. O momento será marcado pelo espaço de socialização, identidade regional e cultural dos produtores rurais de Penedo e região. Haverá apresentações culturais, presença de agentes financeiros como o Banco do Nordeste, Senar, Sindicatos, Fael e Emater e cooperativas do Baixo São Francisco.

Já no dia 26 de julho, em Porto Real do Colégio, haverá outra capacitação de custos para produzir no campo, completando a programação educativa e de desenvolvimento para os produtores rurais.