ASN AL Atualização
Compartilhe

Sebrae Alagoas promove encontros estratégicos com setores produtivos

Empreendedores dos segmentos de Panificação, Automotivo e Casa e Construção analisam forças e fraquezas de seus negócios e vão conhecer ações do Programa Brasil Mais Produtivo
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de mapear o cenário atual e apresentar soluções para melhoria da produtividade, o Sebrae Alagoas organiza encontros com três importantes setores produtivos no estado: o Automotivo, de Panificação e de Casa e Construção. Os eventos acontecem entre os dias 8 e 11 de outubro no Sebrae Lab, em Maceió, e cada evento conta com um link próprio de inscrição no Doity do Sebrae, que podem ser acessados clicando aqui.

Amanhã, dia 8, acontece o primeiro encontro, reunindo o setor de Panificação, dia 9 é a vez dos profissionais e empresários do setor Automotivo e dia 11, O Sebrae reúne os envolvidos na área de Casa e Construção. O objetivo dos eventos é identificar os pontos fortes e fracos de cada segmento e explorar soluções práticas de produtividade para minimizar os custos. Os participantes contribuirão ativamente para mapear o cenário atual do seu setor, identificando desafios e oportunidades como uma forma de aumentar a competitividade.

Seguindo a programação, será apresentado a plataforma do programa Brasil Mais Produtivo, destacando cases de sucesso de empresas do setor com as consultorias oferecidas pelo Senai e pelo Sebrae por meio do ALI Produtividade. “Queremos alavancar o número de empresas cadastradas nessa plataforma. Com isso, iremos já no credenciamento apresentar a solução para os empresários e realizar o cadastro dos interessados de forma imediata”, afirmou o analista do Sebrae Alagoas, Jefferson Araújo.

Segundo o analista do Sebrae Alagoas, Gilson Borges, que atende diretamente os clientes destas carteiras, a ideia do evento é trazer os empresários que tem um potencial relacionamento com lideranças do mercado para uma conversa com metodologia, vai ser a metodologia SWOT – SWOT é uma sigla em inglês que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em português.

“A ideia é promover network entre eles e também o fortalecimento da carteira para eles entenderem como o Sebrae está trabalhando. Queremos entender o foco do cliente, para o Sebrae se posicionar estrategicamente e oferecer soluções direcionada para o que eles precisam”, afirmou Gilson.

Brasil Mais Produtivo

O Programa Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa estratégica do governo federal, integrado à Nova Indústria Brasil, que visa aumentar a competitividade e a eficiência das empresas brasileiras, especialmente as micros e pequenas empresas, através da melhoria de processos produtivos. Ele é coordenado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), e tem como parceiros: ABDI, FINEP, EMBRAPII, com execução direta do Sebrae e Senai.

O programa conta com modalidades de atendimento integrado para otimizar processos industriais através de consultorias e aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética, aumentar a produtividade, realizar diagnóstico e melhoria da gestão com a Metodologia ALI e promover a transformação digital com consultorias e apoio financeiro com a adoção e desenvolvimento de novas tecnologias. Mais de 93 mil micro, pequenas e médias empresas irão receber atendimento direto com agentes locais do Sebrae e Senai para orientação e acompanhamento até 2027.