O Sebrae Alagoas marcou presença no Agro Delas, evento voltado ao fortalecimento do protagonismo feminino no agronegócio, realizado nesta sexta-feira (21), no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Promovido pelo Sebrae Sergipe, o evento contou com a participação da diretora administrativa e financeira do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida.
Além de estar à frente da instituição, Juliana também é produtora rural, representante de Alagoas na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e membro da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas.
“Eventos como o Agro Delas são fundamentais para fortalecer a presença feminina no agronegócio. É inspirador ver tantas mulheres compartilhando experiências, se capacitando e mostrando que o agro também é lugar de protagonismo feminino”, destacou Juliana.
A superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, realizou a abertura do evento e destacou que a inspiração para o Agro Delas veio de Alagoas. “Ano passado, tivemos a oportunidade de participar do Encontro de Mulheres do Agro de Alagoas, um evento tão bonito quanto o nosso está sendo e que nos inspirou a realizar esse encontro aqui em Sergipe para capacitar essa mulherada que empreende no agronegócio”, ressaltou Priscila.
Além de prestigiar o evento, Juliana Almeida também participou do painel “Mulheres que Inspiram”, ao lado da produtora rural Márcia Neris, vencedora estadual e finalista nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024.
Durante o painel, Juliana compartilhou sua trajetória no agro. Criada na fazenda da família em Mar Vermelho, no interior de Alagoas, ela cresceu participando ativamente das atividades da propriedade, que tem como principal atividade a criação de gado de corte e uma pequena produção de leite. Hoje, além de contribuir para a administração das terras, Juliana também está iniciando sua produção de mel de abelha sem ferrão.
“Se eu tenho voz, se eu tenho vez, se posso proporcionar que as mulheres sejam mais capacitadas, credenciadas e tenham mais acesso às consultorias, é isso que vou fazer com meu papel como diretora do Sebrae Alagoas”, destacou Juliana durante sua apresentação.
O Agro Delas teve uma programação diversificada, abordando temas como, “O sabor de empreender com as próprias mãos”, “Um olhar feminino: mulheres no agro”, “Damas do pastoreio Voisin”, “A participação feminina no agronegócio” e “A liderança feminina que transforma o campo”.
O Sebrae tem investido cada vez mais no fortalecimento do protagonismo feminino no agro, por meio de programas como o Sebrae Delas e o ALI Rural, que oferecem capacitações e consultorias voltadas para mulheres do campo. Em Alagoas, a instituição também é parceira ativa da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar, que promove encontros mensais nos municípios do estado, incentivando a troca de experiências e capacitando mulheres para se destacarem no setor agropecuário.