ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas e OAB iniciam segunda turma do Empretec Jurídico

Programa segue até sábado (27) e apresenta uma visão empreendedora para os advogados alagoanos
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Com o sucesso alcançado pela primeira turma no ano passado, o Sebrae Alagoas, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado, iniciaram a segunda turma do Empretec Jurídico, nesta segunda-feira (22). A ideia é que esses profissionais apliquem nos seus escritórios as estratégias aprendidas no programa, moldando conforme a dinâmica própria do negócio. A capacitação segue até sábado (27).

O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destacou que o programa é um sucesso e ter esse recorte específico para os advogados mostra a necessidade da categoria ter uma visão empreendedora para gerir seus escritórios jurídicos.

“O mundo está mudando, cada vez mais cheio de incertezas, e isso vai exigir uma atitude, um comportamento empreendedor por parte dos advogados. Grande parte deles já operam seus negócios, o escritório de advocacia é um negócio, que tem que fechar as contas, senão quebra, tem que correr atrás dos processos, tem que cuidar bem de pessoas, tem que se planejar, é preciso que, além das técnicas, do conhecimento de gestão, tenha também um comportamento”, afirma Vinicius.

Para Vagner Paes, presidente da OAB Alagoas, a advocacia precisa ter uma mudança de comportamento, enxergar o seu escritório como um negócio, se posicionar no mercado, sair da zona de conforto. Ele destaca o Empretec como a maior imersão no mundo do empreendedorismo.

“Tivemos a primeira turma que foi um sucesso. A advocacia hoje vai ter uma oportunidade de estar se qualificando, sempre inovando e, principalmente, desenvolvendo aptidões, quando não foram programados, não foram capacitados para desenvolver ao longo do curso de Direito. A gente se acostumou a pensar que a advocacia e o mercado não devem andar juntos. Mas, se a advocacia não estiver antenada para as tendências de mercado, para atendimento ao cliente, não vai conseguir sobreviver em um mundo tão competitivo”, diz Vagner Paes.

A OAB Alagoas fez contato com o Sebrae por meio da Comissão de Inovação e Empreendedorismo da entidade, para que fosse ofertado o Empretec para o público-alvo da Ordem. Após negociação entre as duas entidades, ficou alinhado que a primeira turma seria exclusiva para esses profissionais liberais, os advogados alagoanos, que precisam trabalhar o comportamento empreendedor.

“A primeira edição foi um sucesso, o comprometimento dos participantes e a capacidade cognitiva deles facilitou muito o aprendizado. O sucesso dessa turma ocasionou essa segunda edição, que foi solicitada pela OAB em parceria novamente com o Sebrae”, explicou Vítor Pereira, analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas.