ASN AL
Compartilhe

Programa que leva inovação a produtores rurais inicia ciclo de aprendizagem coletiva

Objetivo é fortalecer pequenos negócios do campo com orientações e estímulo à atuação em rede
Por Guilherme Lamenha - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas deu início, nesta semana, ao 4º Encontro da Jornada do Ali Rural – Aprendizagem Coletiva. O ciclo de palestras segue até a próxima sexta-feira (7), aproximando os produtores rurais para composição de ações que visam a atuação em rede. As capacitações seguem até dezembro nos municípios que integram o programa. Os eventos acontecem em São José da Tapera, Penedo, Arapiraca, Rio Largo, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Murici, Delmiro Gouveia, Quebrangulo e Marimbondo.

“É o começo de um processo de aprendizagem contínua que visa fortalecer pequenos negócios rurais, por meio de ações de promoção do chamado extensionismo tecnológico”, afirma Jacqueliny Martins, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae.

Durante os encontros, os produtores terão oportunidade de participar de palestras sobre gestão, empreendedorismo, finanças, marketing, vendas,associativismo, cooperativismo e boas práticas agrícolas.

O público, em sua maioria, é composto de agricultores familiares, que atuam nas atividades de horticultura, fruticultura, criação de bovinos de corte, bovinos de leite apicultura, ovinocaprinocultura, dentre outros.

Os 21 agentes locais de inovação envolvidos com o programa na área rural proporcionam o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores no campo. As ações marcam a atuação do Sebrae no aperfeiçoamento do ecossistema de inovação e no desenvolvimento de pequenos negócios rurais no âmbito dos sistemas produtivos nacionais.

Essa é a primeira experiência de aplicação da metodologia ALI com empreendedores que atuam no campo, em Alagoas. As atividades estão sendo desenvolvidas em municípios da região metropolitana de Maceió, Litoral Sul, Agreste e Sertão, atendendo 315 produtores rurais.

“O ALI Rural visa proporcionar, aos empresários desse segmento, orientações especializadas e acompanhamento sob medida para o fortalecimento dos negócios, estímulo à atuação em rede e surgimento de inovações dentro do ambiente agrário”, resume Jacqueliny Martins.

A metodologia é implementada através de dez encontros presenciais, sendo dois coletivos e os demais individuais. O agente realiza visita e acompanha mensalmente o produtor, utilizando ferramentas de modelagem e de desenvolvimento para a inovação em negócios rurais.

-