Na noite desta terça-feira (19), o Sebrae Alagoas realizou, no SebraeLab, o evento “Conexão Move+ Experience”, um marco no ciclo de conclusão do programa Move+ em 2024, que está sendo implementado de forma piloto no Estado desde o início de 2024. O programa visa capacitar empresas de diferentes segmentos por meio de metodologias inovadoras, como a Hotseat, uma dinâmica que transforma empresários em mentores e mentorados ao mesmo tempo, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo.
A Hotseat funciona como uma rodada de feedbacks, onde os participantes compartilham desafios enfrentados no mercado e recebem sugestões práticas de outros empresários. Durante cinco minutos, cada empresário apresenta sua empresa e expõe dificuldades relacionadas a vendas no modelo B2B (Business to Business). A partir disso, os demais participantes compartilham experiências e soluções baseadas em problemas semelhantes.
Alexsandro Geraldo dos Santos, agente de mercado do programa Move+, que acompanhou esses empresários ao longo de todo projeto, explicou que essa dinâmica cria um ambiente rico para trocas de insights, onde os participantes percebem que seus desafios não são únicos e podem ser superados com estratégias que funcionaram em outros contextos.
Segundo Alexsandro, o programa ajuda a estruturar as áreas comerciais das empresas, focando em vendas com inteligência, baseando decisões em dados e criando indicadores que facilitam o alcance de resultados concretos. “Os empresários saem com uma mentalidade comercial fortalecida, prontos para prospectar novos clientes e atuar com mais estratégia e foco nos resultados”, ressalta.
O Move+ foi concebido para preparar empresas que atuam no mercado B2B a conquistarem novos mercados por meio de uma estruturação comercial robusta e assertiva. O acompanhamento, subsidiado pelo Sebrae, proporciona aos empresários um suporte completo.
A gestora de projetos do Sebrae Alagoas, Agda França, destaca que o programa oferece uma jornada estruturada de desenvolvimento. “Realizamos diagnósticos das empresas, identificando suas necessidades comerciais e conectando-as a potenciais compradores. Além disso, oferecemos trilhas de capacitação em áreas como digitalização, reestruturação financeira e melhoria de produtos”, afirmou.
Durante o programa piloto, 30 empresas de segmentos variados – como indústria, comércio, serviços e artesanato – foram beneficiadas ao longo de sete meses. Cada participante teve acesso a cerca de 90 novos canais de mercado, com suporte técnico para prospecção, reativação de clientes antigos e participação em eventos estratégicos, como feiras e rodadas de negócios“O Move+ é um programa que transforma perspectivas, trazendo inovação e competitividade para pequenos negócios. Ganha o empresário, ganha o Sebrae e ganha toda a sociedade.”, pontuou Agda França.