Para capacitar empresários e colaboradores de empresas do setor automotivo, o Programa Empreender, promovido no estado pelo Sebrae Alagoas, Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) e a Associação Comercial de Maceió, realiza desde a última segunda-feira (03), no Senai Unidade Poço, em Maceió, o curso ‘Mecânico de Freios, Suspensão e Direção Automotiva’. A capacitação, com carga horária de 80h, é destinada às empresas que fazem parte do núcleo do setor automotivo do programa e vai até o dia 10 de novembro.
A grade de programação do curso traz tópicos como ‘Balanceamento de rodas e alinhamento de direção’; ‘Inspeção do veículo (folgas, desgastes e empenos nos componentes da suspensão)’; ‘Preparação e instalação do instrumento de medição’; ‘regulagem dos ângulos que constituem a geometria de direção’; ‘sistema de freios (ABS, hidráulico e servoassistido)’; ‘mecânica hidráulica e elétrica’ e ‘suspensão dependente e independente’.
De acordo com o articulador do Programa Empreender, Rony Maiel Lima, por meio do programa essa turma conquistou condições especiais, entre elas valores, horários, data inicial, e localização. Essa turma é formada exclusivamente por associados e integrantes do núcleo setorial do Empreender, envolvendo participantes de Maceió, Porto Calvo e São Miguel dos Campos.
“Com isso, queremos ajudar a aumentar a competitividade local e o nível de satisfação dos clientes dessas empresas. Um funcionário capacitado significa avanços para a empresa, mão de obra de qualidade, agilidade no trabalho, diferencial competitivo, novos especialistas no segmento, e tudo isso reflete diretamente nos resultados e na fidelização dos clientes dessas oficinas”, ressaltou.
Rony Maiel Lima também lembrou a importância de capacitar esse público do núcleo, sobretudo para incentivar a competitividade. “O mercado está cada dia mais competitivo, e os clientes cada dia mais exigentes com a qualidade, agilidade, e clareza sobre o produto ou serviço que está adquirindo. Quando direcionamos esse curso para o Núcleo Automotivo pensamos justamente na competitividade. O empresário ou funcionário especialista no tema terão não somente um atendimento de maior agilidade, como também serão mais assertivos no diagnóstico, no direcionamento e terão maior propriedade. O funcionário capacitado gera um diferencial e confiança para a empresa prestadora do serviço, e tudo isso se reflete na satisfação e fidelização do seu cliente”, explicou.
A capacitação é promovida pelo Programa Empreender e parceiros como o Sebrae Alagoas, Federalagoas, Associação Comercial de Maceió, Associação Comercial de São Miguel dos Campos e Associação Comercial de Porto Calvo.

