O [Re]Inventa Sebrae realizou os primeiros encontros coletivos dos seus participantes de Maceió e Maragogi, para os empresários conhecerem os projetos de cada um que são acelerados por meio do novo programa. O edital de lançamento foi anunciado no mês passado e agora reúne os negócios selecionados para receberem consultorias do Sebrae pelos próximos cinco meses.
O objetivo é revisar e repensar a empresa para prepará-la e ajudá-la a atingir seus planos futuros, como investir em novos processos, revisar seu posicionamento, digitalizar o negócio ou criar um novo produto, por exemplo.
“A adesão foi muito boa, com muito networking entre eles. Os empresários já iniciaram o processo de mentoria com uma série de atividades, para que sejam inseridos dentro da metodologia do programa. Eles vão utilizar uma metodologia híbrida, com atividades através da plataforma e outras durante esses encontros coletivos presenciais. É uma mistura de ações tanto presenciais como remotas, tanto individuais como coletivas. Essa é a riqueza do programa”, revela Vitor Pereira, analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas.
Segundo ele, a aferição dos resultados obtidos será feita ao longo dos meses, com acompanhamentos parciais e o resultado final. “A gente acredita muito que esses negócios vão conseguir se repensar, se reposicionar e se reinventar para poderem estar mais inseridos no ambiente competitivo atual, que requer adaptação aos novos modelos de negócio. O empresário tem que se adaptar aos novos comportamentos do consumidor”, destaca.
O Programa [Re]Inventa Sebrae é focado em gestão integrada, em dimensões como planejamento de vendas, marketing, liderança, pessoas e finanças. Em cada encontro, os empreendedores “mergulham” no propósito dos seus negócios, o que é que esse modelo de negócio se propõe e qual é a proposta de valor que ele tem perante o seu consumidor final.
Niely Gonçalves, da empresa Dronegogi, é uma das participantes selecionadas para o [Re]Inventa Sebrae. Ela participou do primeiro encontro coletivo da turma de Maragogi. “Inicialmente, eu entrei no programa sem muita expectativa, inclusive por ser MEI. No entanto, após o primeiro evento presencial e com a possibilidade de melhorar a experiência do meu cliente, tudo mudou. A equipe está super engajada, somos três pessoas participando pela empresa. Tanto que nosso foco é levar o 1º lugar com menção honrosa, ser destaque mesmo”, diz ela.
A Dronegogi completou dois anos recentemente. A empresa oferece uma gama diversificada de serviços, desde passeios personalizados em Maragogi até produções audiovisuais, cobrindo momentos especiais, eventos e fazendo documentários. “Hoje atendemos de Recife a Maceió, mas buscamos o Brasil todo. Ela começou como empresa de foto e vídeo com drone. Devido à procura, nós fomos aumentando a cartela de serviços”, conta Niely.
Os próximos encontros coletivos do Programa [Re]Inventa Sebrae acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro, em Maceió e Maragogi, respectivamente.