ASN AL Atualização
Compartilhe

Produtores alagoanos de plantas ornamentais enviam 20 mil mudas para o Ceará

Essa é a segunda remessa de produtos e faz parte de projeto piloto em Mar Vermelho e Viçosa, coordenado pelo Sebrae
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Trinta produtores da agricultura familiar dos municípios de Viçosa e Mar Vermelho estão enviando, nesta quarta-feira (22) a segunda remessa de mudas da planta sansevieria, conhecida como espada de São Jorge, para o estado do Ceará. Foram cerca de 20 mil mudas, tratadas de acordo com as normas de comercialização. O projeto conta com o apoio e a consultoria do Sebrae Alagoas, em parceria com a prefeitura dos municípios.

O projeto de Flores e Plantas Ornamentais Temperadas do Sebrae Alagoas está sob orientação do consultor Jab Pasollini, credenciado pela instituição com larga experiência em Design Floral e Arte Floral. O profissional traz no currículo trabalhos como a decoração do Santuário de Nossa Senhora Aparecida durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013.

“Desde o ano passado, quando foi lançado o projeto piloto, estou orientando como se produz flores, com o substrato correto, da maneira correta, para que ele tenha no final uma boa venda. A primeira comercialização foi em janeiro desse ano e auxiliei com o contato e a intermediação. Agora já é a segunda venda, com previsão de mais três remessas este ano.”, explica o consultor.

O momento é de pós-colheita, triagem dos rizomas e seleção. “Por enquanto, os produtores ainda contam com estufas domésticas, mas já está dando um resultado muito grande. Nós vendemos mais de 10 mil rizomas em janeiro e agora vão chegar a 20 mil”, conclui.

Em março deste ano, o Sebrae realizou um encontro entre produtores e prefeituras para movimentar a cadeia produtiva em 2024. Ano passado também foi realizada uma missão técnica do Sebrae que levou produtores alagoanos até Holambra, cidade que mais cultiva flores no Brasil, com uma área de 397 hectares dedicados a diversas espécies.

Ainda no ano passado, o Sebrae Alagoas promoveu em Viçosa, em parceria com a prefeitura do município, o Seminário de Plantas Ornamentais. Com o tema “Semeando bons negócios”, o evento teve por objetivo divulgar as tendências do mercado, descobrir novas oportunidades e saber como potencializar a produção local.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de plantas ornamentais está em crescimento, com destaque para as plantas verdes, plantas tropicais, suculentas e cactus. Somente em 2021, o mercado registrou crescimento de 15%, outros 10% no ano passado e a previsão é que a alta para este ano seja semelhante ao observado em 2022.