ASN AL
Compartilhe

Penedo planeja instalar comissão para captar produções audiovisuais

Workshop realizado com apoio do Sebrae Alagoas reúne especialistas com experiência na área em outras regiões do país
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Os desafios para criação de uma film commission, com foco na captação de produções audiovisuais por uma determinada cidade, foi o tema do workshop promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (Seturec) de Penedo com o apoio do Sebrae Alagoas. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (18), no Cine Arte Pajuçara, em Maceió.

O município do baixo São Francisco é candidato ao projeto Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, e o workshop serviu para que representantes de outras film commissions convidados falassem um pouco sobre a experiência na gestão desse tipo de comissão.

“É uma iniciativa importante do prefeito Ronaldo Lopes e do secretário Jair Galvão, de Turismo e Economia Criativa, de dar essa oportunidade de debater o assunto e dar celeridade ao tema, ajudando Alagoas a despertar para esse setor. A gente espera sempre que haja uma política de incentivos e uma ação mais permanente, que não fique dependendo só de editais para avançar”, afirma o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages.

A organização do evento convidou três especialistas para falar sobre o assunto: Tammy Weiss, que tem 25 anos de experiência em audiovisual e é uma das fundadoras do Instituto Querô, de Santos (SP), que já produziu mais de 200 curtas-metragens; Joana Braga, coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre (RS); e Thaylane Cristina, gestora cultural e coordenadora da Belo Horizonte Film Commission (MG).

“Tem que ter vontade política para criação de uma film commission na cidade. E eu sinto que a Prefeitura de Penedo tem isso e com certeza a cidade vai conseguir criar sua comissão muito em breve. É importante que seja uma política de estado e não de governo. É preciso uma equipe técnica qualificada, não adianta apenas pegar um servidor que aparentemente está sem fazer nada e colocar à frente da iniciativa. Isso não funciona”, afirma Tammy Weiss.

Joana Braga destacou que Porto Alegre dispõe de diferentes vantagens para a realização de produções audiovisuais e sugeriu algumas para serem adotadas em Penedo. “Oferecemos agilidade nos processos de licenciamento, excelência profissional e um custo relativo menor, além da luminosidade privilegiada e possibilidade de deslocamento rápido. Isso reduz ainda mais os custos das produções e atrai as gravações para a cidade”, diz.

Já Thaylane Cristina destacou a importância de incentivar a contratação de mão de obra local para as produções audiovisuais e lembrou ainda da promoção que essas mesmas produções exercem sobre as cidades pelo mundo afora, fomentando o turismo e ajudando a girar a economia.

“O principal objetivo do evento é demonstrar a importância da criação de uma film commission para o desenvolvimento local, com o intuito de incentivar, estimular e apoiar a produção audiovisual cinematográfica, televisiva ou publicitária em locais públicos e favorecer o acolhimento de produções nacionais e internacionais para Penedo e Alagoas”, destaca Jair Galvão, secretário municipal de Turismo e Economia Criativa.

Incentivo

Uma film commission tem por meta principal organizar a atividade audiovisual em uma localidade, fazendo com que o produtor procure apenas um órgão que resolva para ele todas as pendências com o setor público, como diversas autorizações de filmagem e aluguel de espaços públicos.

Outra missão comum, é a atração de produções de outras localidades para o território de atuação. As comissões também trabalham no fomento ao turismo, contribuindo com a maior visibilidade das regiões atendidas.