ASN AL
Compartilhe

Penedo integra programa nacional de destinos turísticos inteligentes

A iniciativa visa acelerar a transformação do setor em municípios-chaves do Brasil
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

A cidade de Penedo, no Baixo São Francisco, está entre as 12 localidades brasileiras escolhidas para participar do Programa Turismo Futuro Brasil, uma iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do programa é promover o desenvolvimento tecnológico e tornar os destinos brasileiros mais competitivos, atraentes e inovadores.

Mais de 800 projetos se candidataram em todo país. Na etapa de pré-seleção as localidades tiveram de apresentar um dossiê detalhado sobre suas potencialidades e desafios. Os destinos turísticos contemplados receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para acelerar o desenvolvimento dessas localidades.

Entre as principais iniciativas que os destinos podem aplicar estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outras, de modo a oferecer uma experiência mais inteligente, criativa e interativa com os turistas.

“Essa é uma oportunidade valiosa de mostrar o amadurecimento que observamos nos últimos anos, em infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos. Temos consolidado roteiros fora da capital e da zona litorânea, mostrando que Alagoas vai muito além de sol e praia. Penedo é uma demonstração da riqueza do nosso patrimônio natural, arquitetônico, histórico e cultural. O trabalho que o Sebrae desenvolve junto com a Universidade Federal de Alagoas, a prefeitura e outros parceiros tem preparado a cidade para se reposicionar de maneira diferenciada no cenário dos destinos turísticos inteligentes e sustentáveis. Penedo é um exemplo que abrirá caminho para acelerar a transformação de outros municípios alagoanos”, afirma o diretor superintendente do Sebrae Alagoas.

Na região Nordeste, além de Penedo, também foram selecionadas duas capitais: Recife (PE) e São Luís (MA). No Centro-Oeste, as cidades escolhidas foram Pirenópolis (GO) e Bonito (MS). Já na região Norte foram selecionadas a capital Belém e a cidade de Novo Airão (AM). No Sul do país, a capital Curitiba e Bombinhas (SC) foram as escolhidas. Já no Sudeste, Belo Horizonte, Ilhabela (SP) e Paraty (RJ) receberão a metodologia.

A seleção das localidades contou com a participação de especialistas do BID, do Sebrae e de instituições parceiras, como o Ministério do Turismo, Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur).