O professor e empreendedor cearense Lucas Teixeira, criador do projeto “Inspira não pira”, foi um dos palestrantes desta quinta-feira (18) do Espaço Sebrae no Trakto Show, que acontece até sábado no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. Sua palestra teve como tema “Empreendedorismo que inspira”, em que ele falou de sua experiência e abordou diversos aspectos relacionados ao ato de empreender.
Na palestra, Lucas ressaltou que empreendedorismo nada mais é do que a arte de resolver problemas de maneira intencional, aproveitando as oportunidades para promover mudanças. “As oportunidades são os problemas que estamos dispostos a resolver”, explicou.
Segundo ele, o empreendedorismo pode ser voltado para o segmento financeiro, para projetos sociais ou ainda para projetos que aliem tanto o lado econômico quanto ao social. Ele deu exemplos de ações que resultaram em melhoria na vida das pessoas mas também geraram renda.
Esses três tipos de empreendedorismo têm, segundo Lucas, aspectos em comum: o modo de pensar, o de agir e o de sentir. Em primeiro lugar é preciso de um propósito, que embora seja importante, não é suficiente para o sucesso de um empreendimento. “É preciso ter um propósito para começar algo. Temos que pensar naquilo que amamos fazer, no que é bom para o mundo, naquilo em que somos bons em fazer e se podemos ser pagos para fazer isso”.
Quanto ao modo de agir, ele ressaltou que é preciso ter criatividade. Ele ainda destacou que é preciso se sentir como protagonista de sua história, mas entender também que o mundo não gira em torno de si. “Temos que entender que nem tudo que se planeja acontece e nos perguntarmos o que podemos fazer diante de um problema, e não terceirizar a culpa”, enfatizou.
Projeto
O projeto do professor Lucas Teixeira, “Inspira não pira”, tem o objetivo de estimular o comportamento empreendedor de estudantes e professores e já desenvolveu ações na Paraíba e outros estados, alcançando cerca de 16 mil jovens, em parceria com instituições de ensino.

