ASN AL
Compartilhe

Outubro rosa sensibiliza colaboradores do Sebrae Alagoas

Objetivo é promover a prevenção do câncer de mama dentro da instituição
Por Maria Clara Tenório - com supervisão
ASN AL
Compartilhe

Como forma de promover a prevenção do câncer de mama, o Sebrae Alagoas realizou no seu auditório, nesta segunda-feira (16), um evento para tratar sobre o Outubro Rosa com seus colaboradores. A campanha interna teve como mote a prevenção e contou com uma programação que se estendeu das 9h às 11h.

“O câncer de mama é uma pauta extremamente importante, já que carrega um índice de mortalidade muito alto entre as mulheres, que têm mais probabilidade de desenvolver a doença. Aqui no Sebrae, 65% do corpo funcional é constituído por mulheres e, dessa vez, tentamos abordar a temática de forma mais leve, suscitando o autocuidado de forma lúdica”, afirma Kellison Evangelista, analista da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae Alagoas.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-técnico, Keylle Lima, e pela diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, que enfatizaram a importância de transformar a atenção à prevenção do câncer de mama em um hábito contínuo, que se estende para além do mês de outubro. Em seguida, o grupo do Teatro do Sesi engajou os presentes com uma apresentação teatral, navegando por temas relevantes à pauta, como o autoexame, de forma interativa.

Para fechar a manhã, uma dinâmica com ênfase no incentivo ao autocuidado e à criação de redes de apoio foi realizada, na qual as mulheres presentes puderam compartilhar as atitudes de cuidado pessoal que mantêm, além de relatos de convivência com a doença. “Quando existe apoio mútuo, a força se potencializa, e é isso que queremos incentivar nas pessoas hoje”, completa Kellison Evangelista.

A associação filantrópica Mama Renascer, com enfoque no apoio à saúde da mama, também esteve presente no evento através do artesanato. Incentivando o empreendedorismo, a associação oferece oficinas de bijuterias, crochê e costura, cujas criações foram disponibilizadas para venda no Sebrae durante toda a manhã.

“Trabalhamos com mulheres mastectomizadas que enfrentam ou já enfrentaram o câncer de mama. Nas segundas e quartas-feiras, elas se reúnem na nossa sede, onde passam o dia conosco, aprendem artesanato e compartilham suas habilidades. É uma troca mútua, onde cada uma enriquece a experiência da outra. Oportunidades como essa são valiosas para apresentá-las não só aos colaboradores do Sebrae, mas também a pessoas de fora”, finaliza Tania Rocha, presidente da associação Mama Renascer.