ASN AL
Compartilhe

Oficina promove aplicação de técnicas manuais da xilografia para artesãos alagoanos

Capacitação realizada pelo Sebrae foi ministrada pela artista Guadalupe Ferreira, conhecida por seu trabalho com carimbos
Por Maria Clara Tenório - com supervisão
ASN AL
Compartilhe

Como forma de preservar a cultura local e incentivar as artes manuais, o Sebrae Alagoas realizou, esta semana, a Oficina de Gravura com Carimbo, no auditório da sede, em Maceió. O encontro ofertou 20 vagas destinadas a artesãos com registro formal e foi ministrado pela artista Guadalupe Ferreira, conhecida pelas técnicas na arte da xilogravura, que utiliza carimbos esculpidos em madeira para criar estampas.

Durante a oficina , os participantes puderam confeccionar seus próprios carimbos com o uso de borrachas escolares e o acompanhamento de Guadalupe. Com muita concentração e aprendizado, todos exercitaram sua criatividade e apresentaram trabalhos personalizados.

A analista do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, destaca a importância da perpetuação de técnicas como o carimbo. “O repasse da arte manual é fundamental para a sua preservação, principalmente num momento onde a tecnologia tem tanta influência na vida das pessoas. Além disso, esses artesãos podem agregar os carimbos às suas próprias peças, trazendo novas possibilidades de produtos, aptos para comercialização”, afirma.

“Loka Du Carimbo”

Natural de Arapiraca, Guadalupe, também conhecida pelo nome artístico “Loka Du Carimbo”, iniciou no mundo da xilogravura ainda na adolescência e descreve a arte como algo inerente à própria vida. A artista de 28 anos é cliente do Sebrae e, em maio deste ano, participou da Feira Motim, em Brasília, representando Alagoas com apoio da instituição.

“Mesmo tendo uma formação em outra área, eu não me vejo fazendo outra coisa que não seja arte. Ano passado, também tive a oportunidade de ir à Fenearte, feira de artesanato em Pernambuco, junto ao Sebrae e foi mais uma experiência incrível. Foi lá que percebi que quero isso para a minha vida”, afirma.

Vale lembrar que os carimbos estão na gênese da gravura. Através de uma matriz, que possui a imagem gravada, reproduz-se o desenho diversas vezes. Esse método foi o primeiro utilizado para reproduzir imagens em livros, por exemplo, em um tempo em que os tipos de impressão para reprodução eram muito diferentes dos que existem nos dias de hoje.