ASN AL
Compartilhe

Oficina capacita empreendedores da área de eventos para edital Venda pro Sebrae

Iniciativa pioneira no Brasil vai permitir a contratação de pequenos negócios para organização e promoção de eventos da instituição
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Além de promover o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, o Sebrae Alagoas passa agora a comprar diretamente desses empreendedores. O edital Venda pro Sebrae é uma iniciativa inovadora voltada para o cadastramento de pequenos negócios interessados em prestar serviços na organização e promoção de eventos da instituição, com público estimado de até 150 pessoas. Inicialmente, o projeto contempla apenas fornecedores de Maceió.

Os interessados podem se inscrever pelo site: https://credenciamento.sebrae.al/. Para esclarecer as dúvidas sobre o processo de inscrição, foi realizado, nesta segunda-feira (24), a oficina Cadastramento de Fornecedores para Eventos: Quer Vender para o Sebrae?, no auditório da instituição.

O evento destacou os requisitos, documentos necessários e estratégias para se tornar um fornecedor credenciado. Segundo o gerente adjunto de Administração e Suprimentos do Sebrae Alagoas, Sérgio Freitas, foi apresentado, na prática, o passo a passo para o cadastro correto no sistema. “Após essa etapa inicial, segue a fase de avaliação e habilitação. Se o pequeno negócio for aprovado, já entra no cadastramento”, explicou Freitas, ressaltando que a documentação exigida é simples e acessível, sem burocracias excessivas.

Para empreendedores como Renata Coutinho, dona de um buffet, a iniciativa representa uma grande oportunidade. “Já forneci produtos para o Sebrae antes, e isso trouxe um crescimento significativo para o meu negócio. Agora, poder vender diretamente para a instituição amplia ainda mais nossas possibilidades e fortalece o setor. Eu tenho certeza que essa oficina ainda vai trazer boas expectativas, informações e esclarecimentos também”, destacou.

Edital Pioneiro

De acordo com o gerente de Administração e Suprimentos do Sebrae Alagoas, Anderson Moura, o edital busca fortalecer o relacionamento com os pequenos negócios, indo além do atendimento tradicional ao cliente. A proposta é não apenas contratar, mas também orientar e capacitar os fornecedores para que estejam aptos a atender às demandas da instituição.

“O edital foi estruturado para garantir sustentabilidade e crescimento dos pequenos negócios. Caso uma empresa seja habilitada, mas ainda não esteja totalmente preparada para prestar o serviço, ela receberá apoio por meio de uma equipe especializada que identificará suas necessidades e oferecerá suporte para sua adequação ao edital”, explicou o gerente.

O edital é direcionado a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de Maceió, com atuação em, ao menos, uma das seguintes áreas: alimentos e bebidas; infraestrutura, montagem, locação de mobiliário e decoração; recursos humanos; e locação de equipamentos de áudio e vídeo.

​Com vigência permanente de 12 meses, o edital possui um processo de cadastramento dividido em duas etapas: a primeira é a inscrição e o envio da documentação, e a segunda é a análise documental, que será enviada para habilitação jurídica e regularidade fiscal. O resultado será disponibilizado no Sistema de Cadastramento e canais de comunicação do Sebrae Alagoas.

A primeira janela foi aberta dia 17 de fevereiro e segue até 17 de março. Caso habilitada, a empresa passa a fazer parte do Cadastro de Fornecedores de Serviços de Organização de Eventos do Sebrae Alagoas. A prestação do serviço será realizada sob demanda, que será apresentada e encaminhada aos proponentes por meio do site do credenciamento. As empresas habilitadas terão o prazo máximo de dois dias úteis para o envio do orçamento.

O Sebrae esclarece ainda que será utilizado como método para seleção da proposta, o menor valor obtido na pesquisa de preços e, em caso de empate, o desempate será definido automaticamente pelo sistema de contratação que utilizará como critério o menor tempo de resposta, ou seja, o prestador de serviço que primeiro apresentar o orçamento.