ASN AL
Compartilhe

Noite de autógrafos marca lançamento de livros do projeto Biografias Colaborativas

Cinco alagoanas contam suas histórias de superação por meio do empreendedorismo
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O projeto Biografias Colaborativas lançou na noite desta terça-feira (6) mais uma série de livros com histórias de superação de mulheres empreendedoras, desta vez cinco alagoanas de diferentes segmentos da economia. Elas foram indicadas ao projeto pelo Sebrae Alagoas, que sediou o evento de lançamento no auditório da instituição, no Centro de Maceió.

A liderança indígena Maria Eliete Alves, conhecida como Koram Xucuru, as artesãs Jeane Valentim e Noeme, a catadora de recicláveis Patrícia Ramos e a marisqueira Vanessa dos Santos Silva foram as cinco biografadas. A alegria no rosto delas contagiou a plateia, formada por amigos e familiares, que fizeram fila para uma sessão especial de autógrafos.

“Empreender no Brasil é desafiador, ainda mais numa sociedade capitalista como a nossa. Mas esse projeto nos mostrou que é possível sonhar. E quando a gente sonha toda uma energia se move rumo à realização”, afirma Koram Xucuru. “E as capacitações do Sebrae também foram essenciais para ajudar no meu negócio durante a fase de elaboração do livro”, completa.

Patrícia Ramos também endossa o desabafo da líder indígena. “Ser empreendedor no Brasil é muito difícil porque não conseguimos o apoio que merecemos. E eu espero que o livro ajude a empoderar outras mulheres a empreender, apesar das dificuldades. O mais importante é que ele é algo que vai ficar para a eternidade, para a minha família e para futuras empreendedoras”, diz.

Para a marisqueira Vanessa Silva, participar do projeto a fez enxergar mais além sobre a importância do seu negócio. “A produção desse livro me ajudou a ter acesso a equipamentos melhores para desenvolver o meu trabalho, por exemplo. E agora também posso ajudar outras mulheres não só da região do Vergel, mas até mesmo de outros bairros”, comemora.

As artesãs Jeane Valentim e Noeme também destacam que a participação no projeto as motivaram a olhar com ainda mais carinho para os seus trabalhos. “Participar desse livro me fez projetar um olhar mais voltado para o futuro do meu negócio porque foi uma iniciativa que o valorizou ainda mais”, diz Noeme. “Esse projeto me deu mais sabedoria para continuar a construir o meu trabalho. Tem sido uma experiência muito gratificante”, observa Jeane.

O diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, participou do evento de lançamento e destacou que o trabalho desenvolvido pelas cinco alagoanas biografadas dão ainda mais nobreza à prática de empreender no Brasil.

“O empreendedorismo com propósito é o que faz a grande diferença, não só aquele focado no lucro. Não tenho dúvidas que vocês fazem a diferença e incentivam outras mulheres a também fazerem o mesmo”, afirma. “Incentivar o empreendedorismo feminino é a nossa missão, é transformar a vida das pessoas. Temos aqui o Sebrae Delas, que não é só um projeto, é uma missão de vida dessa instituição”, completa.

Para Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas, as histórias das cinco alagoanas são inspiradoras e o objetivo da empresa em patrocinar o projeto é amplificar a trajetória delas para que outras mulheres se inspirem dentro das suas realidades.

“Conhecemos de perto algumas dessas histórias por meio de outros programas que desenvolvemos em Alagoas nas comunidades do nosso entorno, então sabemos do potencial que elas têm de ampliar essa veia empreendedora”, observa ele.

A publicação é fruto do projeto de mesmo nome, patrocinado pela Braskem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoiado pelo Sebrae Alagoas e realizado pela Sagre Agência de Projetos Incentivados e Eventos, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Biografias Colaborativas é um projeto que surgiu em resposta ao contexto de que empreender é um dos grandes sonhos do morador da periferia, a possibilidade de uma vida melhor. No entanto, a imensa maioria jamais teve acesso à capacitação em gestão e assistência financeira. Uma realidade que é ainda mais dura para as mulheres. Com a iniciativa, os realizadores esperam contribuir para a diminuição dessas desigualdades.