ASN AL
Compartilhe

Municípios alagoanos ganham reforço para apoiar empreendedorismo

Game vai ajudar gestores municipais a não perderem de vista os eixos estruturantes propostos por programa
Por Iracema Ferro - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O Sebrae Alagoas lançou nesta segunda-feira (17), a edição deste ano do Programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de ajudar na construção de um ambiente mais favorável para o fortalecimento e o desenvolvimento dos municípios alagoanos. Os gestores contarão, este ano, com o Game Cidade Empreendedora, criado na edição de 2021 do programa, e que visa acompanhar o monitoramento das ações e avanços da gestão municipal.

Renata Fonseca, gerente do Sebrae, explica que o game está dividido por eixos estruturantes: Inovação, Sustentabilidade, Gestão Municipal, Sala do Empreendedor, Lideranças Locais, Turismo e Artesanato, Desburocratização, Compras Governamentais, Agricultura Familiar e Empreendedorismo na Escola.

Ela destaca que o programa ajuda os gestores municipais a terem outro olhar sobre o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas. “A economia nos municípios é baseada nos pequenos negócios, elas geram renda, empregos e fazem com que o dinheiro circule dentro da cidade. Quando um gestor, por exemplo, consegue fazer as compras governamentais com empresas do seu município, gerando renda, trazendo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população”, defende Renata Fonseca.

O prefeito de Paulo de Açúcar, Jorge Dantas, está entre os gestores que vão participar da iniciativa. “Uma das principais características do programa é conscientizar os gestores sobre a necessidade de empreender, isso muda a forma de pensar na cidade, as pessoas vão se adaptando e gera uma verdadeira revolução. Em Pão de Açúcar, o turismo é uma grande vocação, por isso reforçamos o trabalho com os pequenos estabelecimentos no quesito da qualidade, como restaurantes, padarias e barracas que ficam às margens do rio, ou quem faz o transporte através dele. Eles têm respondido muito bem”, assinala.

Segundo ele, o envolvimento do secretariado tem sido essencial para acompanhar de perto as ações desenvolvidas no município. “O Sebrae tem feito treinamentos, capacitações e palestras com a gestão e empreendedores, atuando em todas as áreas. É um parceiro fantástico para Pão de Açúcar”, completa. A cidade foi destaque na edição passada em duas áreas, Sala do Empreendedor e Compras Governamentais

No ano passado, o prefeito Renato Rezende venceu o prêmio Prefeito Empreendedor e Pilar foi o destaque do Cidade Empreendedora, na Região Nordeste. A vice-prefeita do município, Ivanilde Rodrigues, lembra que a meta é repetir o excelente desempenho de 2022. “Vamos concorrer novamente e estamos lutando para levar o título, para isso estamos investindo no Turismo, Educação e Assistência Social. Pilar mantém seu pioneirismo e é a primeira cidade a ter uma escola pública bilíngue de tempo integral. Começamos no ano passado com 25 alunos e este ano já ampliamos para 75. Duplicamos o número de estudantes na rede municipal e agora nossa meta é zerar o analfabetismo no município, que hoje é de 8%”, aponta.

Pão de Açúcar e Pilar estão entre os 21 municípios alagoanos que participam do programa deste ano. Também foram habilitadas as gestões de Arapiraca, Batalha, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São José da Tapera, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela. No evento de ontem, os gestores assinaram os termos para a participação das ações do Cidade Empreendedora.

Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae Alagoas, afirma que fortalecer o empreendedorismo ajuda a combater as desigualdades sociais. “Dados mostram que os municípios que participam deste programa mudam o perfil socioeconômico da região. O gestor tem uma nova visão sobre como empreender e pode reverter índices sociais nas mais diversas áreas”, afirma.

Ele lembra que o Cidade Empreendedora ajuda o gestor a pensar quais atividades são subutilizadas em seu município e, a partir daí, criar oportunidades, explorando as potencialidades, estimulando as atividades produtivas.

O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, destaca que, sem construir alianças com a gestão pública municipal, o Sebrae não poderia ir muito longe, mas o Cidade Empreendedora veio para encurtar distâncias e abrir novos horizontes para as prefeituras.

“A metodologia incorpora eixos fundamentais para o desenvolvimento dos municípios, cocriando o futuro, que é feito através da nossa parceria com a gestão pública, associada à iniciativa privada, qualificação e trabalho junto aos agentes produtivos. As ações passam por detectar potencialidades e transformar as ideias em negócios de sucesso”, frisa.