Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (26), o atendimento montado pelo Sebrae Alagoas, no calçadão do comércio, no Centro de Maceió, já atraía dezenas de pessoas interessadas em regularização do MEI, esclarecer dúvidas e buscar orientações sobre crédito, previdência e gestão financeira. A ação faz parte da Semana do MEI 2025 e segue até sexta-feira (30), com expectativa de atender mais de 2 mil pessoas em todo estado.
Em 2024, foram realizados 1.134 atendimentos durante a Semana do MEI, sendo a maioria voltada à regularização do cadastro. Com o prazo final para a declaração anual do MEI (DASN) se encerrando no próximo sábado (31), a expectativa é de uma demanda ainda maior este ano.
Para Lourival dos Santos, empreendedor do ramo de serigrafia, a estrutura montada pelo Sebrae no calçadão foi decisiva para resolver pendências antigas. “Tenho minha empresa aqui perto e, por falta de tempo, fui adiando a regularização. Mas com esse atendimento no Centro, ficou muito mais acessível. Minha meta é sair daqui com um bom parcelamento e voltar a ter crédito no mercado”, afirmou.
A analista do Sebrae Alagoas, Cíntia Silver, explica que a equipe está preparada para atender com agilidade e orientação personalizada. “Estamos totalmente focados nos microempreendedores nesta semana. Pensamos em estruturas como essa, no Centro de Maceió, de forma estratégica, para facilitar o acesso de quem trabalha ou circula pela região. Além do atendimento, oferecemos palestras com consultorias rápidas, agregando conhecimento de forma prática. E isso está acontecendo não só aqui, mas em mais de 60 municípios do estado”, reforça Cíntia.

Entre os parceiros do Sebrae na Semana do MEI 2025, está a cooperativa de crédito Sicredi, que participa da ação orientando os empreendedores sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE). Além de prestar esse suporte, a instituição também vê na semana uma oportunidade de se aproximar dos negócios locais e prospectar novos cooperados.
“A Semana do MEI é sempre uma excelente ocasião para orientar os empreendedores sobre o FAMPE, uma linha de crédito parcelado com garantia do Sebrae, voltada para micro e pequenos negócios que precisam de capital de giro. Facilitar o acesso ao crédito é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de uma nova empresa”, destaca Tânia Freitas, gerente da agência Sicredi.
Shopping Farol e Sede do Sebrae
Em Maceió, a programação inclui também atendimentos presenciais na sede do Sebrae, e na Loja do Empreendedor, do Shopping Farol, este último com palestras de especialistas em vários segmentos, a partir das 19h, e terá também uma feirinha de exposição e venda de produtos, de clientes atendidos pelo Sebrae.
Para participar da Semana do MEI 2025, e obter mais informações sobre a programação em Maceió e demais municípios de Alagoas, acesse doity.com.br/sebraealagoas.

