O Carnaval é uma das festividades mais celebradas do país, movimentando a economia e impactando diretamente os negócios de diversos segmentos. Seja na venda de bebidas, na customização de abadás ou na oferta de serviços estéticos, o aumento da demanda exige organização e planejamento para aproveitar ao máximo as oportunidades da temporada.
Um exemplo de empreendedora que já iniciou seu planejamento para o período, que em Alagoas começa nas prévias ao longo do mês de fereveiro, é a massoterapeuta Rubiana Dias. Com foco na autoestima e no bem-estar das mulheres, ela está preparando uma campanha especial para os serviços de drenagem linfática e massagem modeladora.
“Quero iniciar os atendimentos na segunda semana de fevereiro porque, nesse período, muitas mulheres desejam elevar a autoestima, seja para vestir uma fantasia, um biquíni ou apenas curtir a folia com mais confiança. Com os meus serviços, contribuo para que esse momento de celebração seja ainda mais especial para minhas clientes”, explica Rubiana.
Além dessas opções, a empreendedora também oferece massagens relaxantes, quick massage (sessões rápidas de 15 minutos), massagem facial, massagem para gestantes e ventosaterapia. “Meu objetivo é levar qualidade de vida e elevar a autoestima das mulheres, ajudando-as a se sentirem bem consigo mesmas”, complementa.
Rubiana é massoterapeuta desde 2013, mas começou a empreender em 2021. No ano seguinte, buscou os serviços do Sebrae Alagoas e passou a participar de cursos, oficinas e eventos do programa Sebrae Delas. “Busquei o Sebrae para aprimorar e evoluir meu negócio, e desde então venho tendo um retorno incrível. Sempre que possível, participo das capacitações porque elas me ajudam a melhorar minhas técnicas e aprender sobre gestão e atendimento”, pontua.
Apoio do Sebrae
Embora o pico comercial ocorra durante os quatro dias oficiais da folia, as semanas que antecedem o evento são igualmente movimentadas. Por isso, é essencial que os empresários se antecipem, garantindo estrutura e preparo para atender os clientes com qualidade e eficiência, como explica a analista do Sebrae Alagoas, Carol Ávila.
“A procura por serviços como customização de abadás, acessórios, maquiagem e penteados cresce bastante, e os consumidores buscam praticidade, criatividade e preços acessíveis. Por isso, é fundamental planejar-se com antecedência, trazendo ideias inovadoras e soluções ágeis para o público. Além disso, otimizar a gestão do negócio, avaliar a necessidade de reforçar a equipe com contratações temporárias ou treinamentos são passos importantes para manter a qualidade do atendimento”, destaca a analista.
Assim como a massoterapeuta Rubiana Dias, outros empreendedores podem se destacar no Carnaval investindo no planejamento administrativo e na organização dos processos internos. “Garantir eficiência no atendimento e oferecer um serviço de qualidade pode ser um grande diferencial nesse período, permitindo que o empresário aproveite ao máximo as oportunidades que o Carnaval proporciona”, reforça a analista Carol Ávila.