Uma tarde com muitos testemunhos marcou o encontro sobre Diversidade e Inclusão, promovido pelo Sebrae Alagoas, na última sexta-feira (30), encerrando a programação do mês da Sustentabilidade. O objetivo foi esclarecer a importância da diversidade e da inclusão nas empresas, com uma maior igualdade para mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+.
Acompanhado do diretor-técnico, Keylle Lima, e da diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, abriu o evento em nome da instituição. “A diversidade é parte essencial da nossa humanidade e é preciso compreender os desafios desses públicos para que possamos oferecer nossos serviços de forma inclusiva”, afirma.
O assessor técnico de articulação institucional da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Gustavo Amorim, representou o Governo do Estado. “Quero parabenizar o Sebrae pela iniciativa, ainda temos poucos eventos como esse em Alagoas”, diz. As falas institucionais foram seguidas pelas apresentações dos convidados
Em sua palestra “Desista de Desistir”, a atleta paralímpica Jessy Borg contou sua história, a partir do diagnóstico de meningite meningocócica, e a ressignificação da sua jornada. “Consegui superar todos os limites e me tornei campeã de natação e palestrante. Costumo dizer que nós não somos o que acontece conosco, mas sim o que fazemos do que acontece conosco”, declara.
No painel “Como Construir uma Cultura Organizacional Inclusiva”, com Cauê Assis, Glayson Borges, Laura Simões e Rozeilda Lopes, foram discutidas estratégias de diversidade e inclusão nas empresas. O artista visual, Glayson Borges, dono do perfil @acoisaficoupreta no Instagram, levantou a importância da criação de oportunidades para um público diverso e trouxe as suas experiências ao abordar a inclusão de pessoas negras nas empresas.
O psicólogo que atua na área dos estudos de gênero e sexualidade, Cauê Assis, compartilhou suas experiências nas universidades e empresas, onde realiza atividades de letramento sobre assuntos relacionados à diversidade e inclusão, e suas vivências como homem trans.
Já a publicitária Laura Simões cativou o público ao relatar sua jornada até se tornar a primeira T21 a tirar a carteira de habilitação no Brasil, além de discutir temas relativos à inclusão de pessoas T21 nas empresas. Por fim, a consultora do Sebrae Rozeilda Lopes abordou a inclusão de pessoas 50+ nas empresas.
Na palestra “Diversidade Não é Pauta, é Prática”, a psicóloga Vitor Martins promoveu uma conscientização sobre diversidade e inclusão para o público do evento, apresentando conceitos fundamentais para o tema, abordando conceitos e esclarecendo privilégios. “O objetivo é que vocês saiam daqui sabendo que têm uma responsabilidade e, como consequência, se tornem pessoas mais inclusivas”, afirmou Vitor Martins.
O evento foi finalizado com uma intervenção artística da bailarina cadeirante Gabriela Amorim, que pratica balé há mais de 17 anos. Uma exposição fotográfica foi aberta durante o encontro e ficará em cartaz por mais duas semanas. Intitulada “Sem Portas Fechadas”, o ensaio da fotógrafa Catarina Magalhães retrata a riqueza da diversidade em Alagoas, destacando a importância da inclusão nos negócios.
“Esse evento ficará na memória de todos os presentes. O público foi impactado pelas histórias contadas e pelas vivências compartilhadas. Esperamos ter contribuído para o combate das desigualdades, com mais informação sobre a importância da diversidade nas empresas e na sociedade”, conclui João Victor Galvão, organizador do evento e trainee da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas.

