O I Festival Gastronômico de Delmiro Gouveia movimentou os pequenos negócios do setor de alimentação e fomentou o empreendedorismo no sertão alagoano. O evento teve início nesta quinta-feira (21) e segue até hoje (22), destacando a riqueza da culinária local e promovendo networking e parcerias entre os empresários da região. A iniciativa foi organizada pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes e a Instância de Turismo Cânions do São Francisco.
Mais de 400 pessoas já participaram no primeiro dia, que contou com uma programação cultural repleta de atrações como forró pé de serra, apresentação de quadrilha junina e uma feira gastronômica com seis expositores oferecendo pratos variados. Além disso, o evento incluiu um espaço dedicado ao artesanato, com as produções da Associação de Artesãos de Delmiro Gouveia, fortalecendo a identidade cultural local.
O festival ofereceu opções gastronômicas para diversos gostos, desde pratos tradicionais até opções mais leves, apresentados por fornecedores como Belo’s Bar, Crepioca, DL Salgados e Doces, Farias Burguer, Natural’s Mix e Oxente Muié Arretada.
Empolgado com a experiência, o empresário Cícero, do Belo’s Bar, destacou a importância do evento. “Nossa participação está sendo uma experiência única e inesquecível. Foi uma honra fazer parte desse evento tão especial, que celebrou sabores, cultura e energia positiva em nossa cidade”, comentou.
O principal objetivo do evento é fortalecer as marcas dos empreendedores atendidos pelo Sebrae, ampliando sua visibilidade no mercado e incentivando a competitividade. Quero também destacar a importância da parceria com a prefeitura e, em nome do secretário Felipe Eduardo, agradecer a0 município pelo apoio”, afirmou a analista do Sebrae Alagoas, Lidyane Bezerra.
“Estar como gestora desse projeto foi uma experiência enriquecedora. Tivemos muitas reuniões e etapas de planejamento para unir todas as variáveis e chegar a um denominador comum. Foi desafiador, mas sinto que o dever foi cumprido. O sentimento é de gratidão, pois gerar essas oportunidades, além de trabalhar nossa cultura e valorizar nossa gastronomia, não tem preço.”
O evento também oferece oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades e estratégias para empresários e profissionais do setor gastronômico, ministradas por especialistas do Senac.
A empresária Gislaine, que participou com suas crepiocas, celebrou o sucesso da iniciativa. “Confesso que estou muito feliz por fazer parte desse momento histórico para Delmiro Gouveia com nosso patrimônio imaterial, nossa culinária. Eu estava ansiosa, mas ocorreu tudo bem. Agradeço o apoio do Sebrae e da prefeitura durante todo o evento”, afirmou.