ASN AL Atualização
Compartilhe

Festival do Cuscuz movimenta pequenos negócios no Agreste

Evento conta com apoio do Sebrae Alagoas, através do Edital de Patrocínio 2024 e é tradicional na região
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Quem é de Arapiraca ou já visitou a cidade sabe da importância do cuscuz para a culinária regional. Como em outras partes do Nordeste, o prato está entre os preferidos do arapiraquense e ganhou um festival próprio, para celebrar a iguaria.  O Sebrae Alagoas está apoiando o I Festival do Cuscuz, evento realizado pela Prefeitura de Arapiraca e que promete dinamizar a economia local. Iniciado nesta quinta-feira (6), o festival segue até sábado (8), oferecendo uma experiência gastronômica única.

O evento está contemplado no Edital de Patrocínio do Sebrae para 2024. E, embora não seja uma realização direta do Sebrae, a instituição tem desempenhado um papel significativo no apoio ao festival, marcando presença com uma equipe de atendimento e contribuindo, com sua marca, para o sucesso do evento.

O Festival do Cuscuz é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A programação começa às 17h, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no centro da cidade. Além da rica variedade de pratos à base de cuscuz, os visitantes podem desfrutar de música ao vivo e de um ambiente acolhedor. “É uma excelente oportunidade para atrair moradores e visitantes que podem aproveitar as iguarias gastronômicas e ainda aproveitar as atrações culturais”, afirma Ricardo Coimbra, gerente-adjunto da agência Sebrae em Arapiraca.

Além da experiência gastronômica, o festival visa aquecer a economia local, movimentar a agricultura familiar e incentivar a criatividade dos restaurantes da região. O cuscuz, símbolo da identidade gastronômica de Arapiraca, foi eleito o prato preferido dos arapiraquenses em uma pesquisa de opinião pública realizada entre março e maio de 2023 pela própria prefeitura. “Eu e a analista Renata França viemos de Maceió prestigiar o evento, que reúne grupos da agricultura familiar aqui do Agreste, além de inúmeros pequenos negócios da área de alimentos, turismo, varejo e economia criativa”, diz a analista Pollyana Bellotti.

Durante o evento, os pratos de cuscuz serão vendidos a um preço único de R$14,99. A programação musical inclui apresentações de Cecília e Trio Asa Branca + Manu Martins, no dia 7 e Trio Galã Forró + Kátia Dules, no dia 8.

O Sebrae terá um espaço de atendimento no evento, onde os visitantes poderão obter informações e serviços oferecidos pela instituição. Este apoio do Sebrae ao festival reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do empreendedorismo na região. Vale lembrar que o Festival do Cuscuz integra o calendários de eventos no interior alagoano, iniciado pelo Festival do Camarão, também em Arapiraca e continua ao longo do ano em outras regiões.