ASN AL
Compartilhe

Festival de Gastronomia Quilombola é destaque no Festival de Inverno em Água Branca

Festival de Inverno inicia dia 19 de julho e segue até 31 de agosto com diferentes programações em 4 cidades
Por Ascom Sebrae com informações assessoria
ASN AL
Compartilhe

O Festival de Inverno de Água Branca começa hoje, dia 19, e se estende até o domingo (21) e abre a primeira etapa do Circuito Alagoano de Inverno 2024. O Circuito acontecerá do dia 19 de julho até 31 de agosto, nas cidades de Água Branca, Palmeira dos Índios, Mar Vermelho e Ibateguara e conta com o apoio do Sebrae Alagoas.

A 3ª edição do Festival de Gastronomia Quilombola também é fruto da parceria do Sebrae Alagoas com a prefeitura do município. Com acesso gratuito para o público, das 16h às 22h, a Praça Fernandes Lima, situada no Centro Histórico, vai reunir representantes dos seis quilombos água-branquenses que vão comercializar pratos elaborados por eles, além de muito artesanato e apresentações culturais.

Segundo Aline Canabarra, analista do Sebrae em Delmiro Gouveia, o evento será um momento para celebrar a cultura e a história da comunidade quilombola. “Vamos descobrir os sabores autênticos e a rica cultura dos quilombos no Festival de Gastronomia Quilombola em Água Branca, um evento que celebra a tradição, o empreendedorismo e a inovação culinária.”, destacou.

“Pelo terceiro ano seguido, temos esse apoio do Sebrae Alagoas que promoveu a orientação técnica sobre a produção dos pratos e auxiliou os representantes na formação dos preços. Esse evento vem potencializar e manter a tradição quilombola no município, e é muito importante valorizarmos as raízes do povo água-branquense, além de ser uma forma da geração de renda aos quilombos”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Heládio Cardeal.

Água Branca é o município alagoano com o maior número de comunidades oficialmente reconhecidas como Quilombo. No último censo do IBGE, mais de 10% da população se autodeclara quilombola, situada na Serra das Viúvas, Moreira de Baixo, Lagoa das Pedras, Barro Preto, Sítio Queimadas e Sítio Cal.

Os quilombos foram regiões ocupadas por negros fugidos dos engenhos e fazenda durante o período de escravização dos povos vindos da África. Estas regiões serviram como lugares de refúgio e resistência ao sistema escravagista.

Além do Festival de Gastronomia Quilombola, o Festival de Inverno de Água Branca tem uma programação longa de shows, gastronomia, artesanato e apresentações folclóricas. O Festival traz nomes como Ana Carolina, Simone Mendes, Zé Vaqueiro e Zezo.

-