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Evento online e gratuito vai tratar sobre compras públicas mais eficientes e inclusivas

O encontro, promovido pelo Sebrae AL, é direcionado a gestores e servidores públicos e vai abordar o uso da inteligência artificial e apresentar a plataforma Contrata+Brasil. 
Por Lílian Santos
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Com o objetivo de modernizar as compras públicas e fortalecer o desenvolvimento local, o Sebrae Alagoas promove, na próxima quinta-feira (03), o evento Gestão que Contrata com Inovação. A iniciativa é voltada para gestores e servidores públicos, e será realizada de forma online, com inscrições gratuitas pela plataforma Doity.

O evento vai discutir dois temas centrais. O primeiro, conduzido por Felipe Ansaloni, será sobre como a inteligência artificial pode contribuir para que os municípios licitem melhor. O segundo trará uma apresentação da plataforma Contrata+Brasil, com Hudson Rodrigues Costa, destacando como a ferramenta conecta pequenos negócios a oportunidades em contratações públicas.

“As compras públicas representam uma via fundamental para fomentar o crescimento das economias locais. No entanto, para que esse processo seja eficiente e inclusivo, é necessário que os gestores públicos aprimorem suas práticas licitatórias, tornando-as mais acessíveis e ágeis”, explica Beatriz Batinga, analista do Sebrae Alagoas.

Lançado em fevereiro deste ano, o Contrata+Brasil é a plataforma nacional de oportunidades de negócios do governo brasileiro, que conecta de forma simples e gratuita os compradores públicos — da União, estados e municípios — a microempreendedores individuais (MEIs). O objetivo é ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, promovendo mais emprego e renda nas localidades.

A iniciativa tem como foco principal serviços de manutenção e pequenos reparos, sendo uma alternativa rápida e legal para facilitar as contratações públicas. Totalmente gratuita, a plataforma foi criada para ampliar as oportunidades de negócios entre governos e prestadores de serviços locais.

O Contrata+Brasil é fruto de uma articulação entre diversas instituições: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Advocacia Geral da União (AGU), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Prefeitura do Recife.