ASN AL
Compartilhe

Evento discute oportunidades de investimentos no mercado de óleo e gás

Onshore Week também traz painel mediado por consultor do Sebrae de Alagoas
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL
Compartilhe

As transformações no mercado de petróleo e gás vão pautar as discussões do Fórum Onshore Week 2023, que começou da manhã desta terça-feira (11) e segue até a próxima quinta-feira (13), no Hotel Jatiúca. O evento reúne especialistas e autoridades em Maceió para debater investimentos no setor que, só em Alagoas, gerou R$ 309 milhões de royalties para 53 municípios, em 2022.

O diretor técnico do Sebrae, Keylle Lima, participou da abertura do evento e destaca que o momento hoje no estado é propício para os investidores.

“Não podemos abrir mão desta oportunidade ímpar com o advento do marco regulatório para produção e comercialização de gás. A presença da Origem Energia vai permitir que possamos unir esforços privados na construção do desenvolvimento e geração de emprego mediante a instalação de novos investimentos”, avalia, citando uma das empresas que exploram gás em Alagoas.

“O Sebrae tem trabalhado no desenvolvimento da cadeia de fornecedores dos segmentos, aproveitando uma mão-de-obra já formada pelo Sistema da Indústria, por meio de uma parceria direta com a Fiea e o Senai. Isso vai permitir que tenhamos empresas locais aptas a atender a demanda desse importante segmento industrial”, completa Lima.

Com a mudança no cenário do setor de óleo e gás onshore no estado, o Sebrae Alagoas também tem se empenhado em auxiliar os municípios que recebem royalties referentes à atividade de exploração a utilizarem esses recursos de maneira estratégica e sustentável.

No início de 2022, a instituição desenvolveu, em parceria com a Vita Digital, um plano de ação para oito desses municípios, com o objetivo de orientá-los na utilização dos royalties para o desenvolvimento territorial e o fortalecimento de novas atividades econômicas.

Entre as orientações, presentes no plano de ação, estão a necessidade de investimentos em transição energética, infraestrutura (como a construção de estradas, pontes e sistemas de abastecimento de água), o fomento à atividade turística e ao empreendedorismo local, com a criação de incubadoras de negócios e o apoio à abertura de pequenas empresas, assim como a promoção da sustentabilidade ambiental, com a implementação de políticas de preservação da biodiversidade e de gestão adequada dos resíduos.

Painel

Ainda no primeiro dia do Onshore Week, o consultor do Sebrae Alagoas, Antônio Batista, mediou o painel “Novas perspectivas para a cadeia produtiva onshore”.

O objetivo foi discutir o novo cenário do encadeamento produtivo de petróleo e gás onshore, incluindo as oportunidades e desafios enfrentados pelos empresários, em âmbito local e nacional, assim como estratégias para aumentar a competitividade do setor.

O Fórum Onshore Week 2023 é uma realização da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), que atua na construção de um ambiente de negócios favorável ao setor produtivo e na cooperação entre os diversos agentes do mercado de óleo, gás, derivados, energias; organismos governamentais e agências de fomento na busca pelo desenvolvimento da indústria.